ARLA/CLUSTER: RE: Digest CLUSTER, volume 40, assunto 186

Pedro Correia pedrocorreia1111 hotmail.com

Dignissimos:

As células de combustiveis foram usadas desde o programa Gemini e por todo o programa Apollo da NASA, na minha opinião são uma boa ideia. Não vingaram devido á inercia que existe para tudo que é alternativo ao petróleo e claro á complicação que ainda é a produção e transporte de Hidrogénio e ao maldito catalizador, a platina. Não querendo desanimar o colega Matias, mas sim orientar, a eficiência da sua experiência poderá ficar compremetida se não usar Platina como catalizador e claro a menbranazinha. Em tempos tambem me interesei muito por esta tecnologia, principalmente depois de saber (e isto estranhamente não esta muito divulgado) que foi usado no programa Apollo, realmente ai é ouro sobre azul: àgua, calor e electricidade tudo num só! quem leva tanques de oxigénio, levar uns de Hidrogénio não vai fazer muita diferença ;) se estourar estoura longe. Quanto á produção de Hidrogénio, temos os processos quimicos com reações que libertem Hidrogenio e claro a electrolise desde que se use energias renováveis! Acho que existe (ou existiu) um projecto qualquer para instalar uma central de produção de Hidrogénio na Madeira. Isto ainda no ambito daquilo que um colega referiu acerca dos autocarros do Porto. Tenho de procurar a fonte desta noticia...Uma correcção: O toyota pryus funciona com baterias de Hidreto metálico vulgo Ni-MH, as clássicas baterias recarregaveis da grande superficie comercial. Mas este carro ganha apenas na economia e emissões baixas para uma boa potência, faz 6 litros, não é mau. Mas tambem não é excelente para um carro que no final de vida produz mais detritos que um carro normal devido ás baterias e ao suporte e isolamente usado na montagem das baterias, será que isso compensa no final mesmo com as baixas emissões em termos de poluição? Tem é uma enorme vantagem relativamente aos outros, menos imposto!
Na minha opinião a grande fonte de energia é o Sol, o nosso grande amigo (dos Radioamadores) sem ele não havia E-esporadica ductings e coisas assim que nós tanto apreciamos!!
Curiosamente o automóvel o principio fotoelectrico e as telecomunicações são quase da mesma época, pensem só se tivessem um desenvolvimento igual, ou melhor se o automovel tivesse o mesmo desenvolvimento das telecomunicações ou o mesmo para o painel solar.
Para finalizar googlem "telluric currents"  e "Earth battery" ;)

Pedro Correia, CT2GET

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br