ARLA/CLUSTER: Codigo Q

CT1EKD ct1ekd mail.telepac.pt
Terça-Feira, 27 de Maio de 2008 - 19:09:01 WEST

Já agora.....o código Q tem mais uma grande vantagem, é que é uma linguagem
Universal, independente da língua dos intervenientes.

Pedro – CT1EKD

  _____

From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Mariano Gonçalves
Sent: terça-feira, 27 de Maio de 2008 18:51
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Codigo Q

Caro Matias,

Reitero aquilo que lhe referi anteriormente, pela seguinte justificação:

Com efeito o termo QRA (tem a ver com operação em telegrafia e mais tarde em
fonia também)  e refere-se como se compreende ao nome, quer da estação
costeira, quer do navio ou da aeronave, etc..

Quando me iniciei, como amador de rádio, primeiro como radioescuta e uns
anos mais tarde como amador emissor, e já lá vão 43 anos (fui ensinado por
veteranos e decanos de então, dos primórdios da rádio, como CT1AB, CT1AY,
CT1ST, CT1KQ e tantos outros) sempre ouvi e li, inclusive nos QSL (antigos
...) QRA como sendo o nome (do operador) e QTH a morada ou localização (da
estação). O termo foi adaptado e convencionado, para o serviço de amador,
estes códigos foram criados para a telegrafia, com o fim de abreviar termos
e mensagens, são depois adaptados pelos amadores quando surge a fonia e esta
se desenvolve nos anos de 1930 e 1940.

Para quem faz telegrafia, é mais simples transmitir apenas 3 caracteres do
que mais, QRA - Matias ou Mariano do que Name ou Nome - Matias ou Mariano,
sempre assim vi e ouvi fazer.

De facto, as estações do serviço de amador, não tem nome ao contrário das
estações de CB (que são muitíssimo recentes, surgem apenas depois do 25 de
Abril de 1974) antes nem se falava disso em Portugal, era proibido.

De todas as formas são critérios, à livre escolha de cada um de nós.

73, Mariano