ARLA/CLUSTER: Codigo Q

Henrique Figueiroa ct1ish netcabo.pt
Terça-Feira, 27 de Maio de 2008 - 17:27:28 WEST

Mas para elucidar sobre o código “Q” e sua história, há um site
interessante:

http://en.wikipedia.org/wiki/Q_code

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of antonio matias
Sent: terça-feira, 27 de Maio de 2008 14:05
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Codigo Q

Colegas...
Por acaso  e já que falam nisso...
o QRA até nem é o nome do operador, mas sim o nome da estação.
Dai que o QRA é muito usado pelos operadores de CB e não constar sequer em
muitas listas Q-code para radioamadores.
Sou radioamador á poucas anos, (16) e nunca ouvi ninguem me perguntar por
QRA, a não ser CT's.
O codigo Q ,  é suposto ser usado em CW, para facilitar o trafego, e não
entendo porque muitos o usam em fonia. mas isso são outros 500's.
Nos contactos em CW ou mesmo fonia, o QRZ é pedir  o indicativo " QRZ? ou
Call ?"
O nome do operador quando pedido é sempre por: " your name" em fonia ou "ur
name ? ou OP? " em CW
Em HF : QTH normalmente é a cidade, mas em VHF é o Locator, e é pedido por:
" QTH? ou LOC? "
QRA, nunca ouvi....

73's
Matias

> From: joao.a.costa  ctt.pt
> To: cluster  radio-amador.net
> Date: Tue, 27 May 2008 13:05:02 +0100
> Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Antena simples
>
> Tens toda a razão, eu é que não percebi onde é que fui buscar o QRA(Qual o
nome operador?) para o juntar ao Locator~~.

> Infelizmente, já persisto no erro á tanto tempo e nunca ninguém me tinha
até hoje alertado, por isso, o meu muito obrigado Amigo Roland.