ARLA/CLUSTER: Condensadores para fonte amplificador

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 18 de Março de 2008 - 17:21:40 WET

caro colega CT1DQV
A tecnologia evoluiu e hoje em dia os condensadores são bem mais pequenos. É
natural, condensadores electroliticos de 100uF terem esse tamanho ou até
mais pequenos. Não se preocupe com a capacidade dos mesmos, e quanto mais
melhor. Em vez de 100uF, devia era substituir tudo por 470uF / 500V. Não se
esqueça de substituir todos os condensadores. Não é boa técnica substituir
apenas um!.
Estou a construir um amplificador em que uso 8 condensadores de 470uF / 450V
para funcionarem a 3Kv, e são desse tamanho.
Tenha em atenção os rectificadores, pois se levaram "porrada" será melhor
substituir tambem os mesmos. Outro promenor interessante e que pouca gente
liga é a temperatura de funcionamento dos condensadores. Utilize de
preferencia condensadores de 105 ou mais graus. Normalmente no mercado,
principalmente o portugues, a maioria dos condensadores é de 75 graus e isso
é pouco para trabalhar em ambientes "quentes".

73 de CT4RK

Em 18/03/08, CT1DQV CT1DQV <ct1dqv.arat  gmail.com> escreveu:

> Boa tarde a todos os colegas.
>
> Necessito da ajuda de algum colega que saiba  destas coisas de "Lineares
> de RF".
>
> Tenho um Dentron MLA2500 B  com dois tubos  Eimac 8875 que têm feito o seu
> trabalho apesar dos seus 20 ou mais anos.
> No fim de semana passado um dos condensadores da fonte de alta entregou a
> alma ao criador.
> Estes condensadores são de 100 micro e 500V - 6 unidades.
> Depois de procurar esta semana no Porto só encontro 100 micro 300V.
> Depois de uma volta pela internet, encontrei o que pretendia 500v,e fiz a
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).