ARLA/CLUSTER: RG58

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 15 de Março de 2008 - 13:28:00 WET

Caro colega Gomes, CT1HIX
O cabo é um dos elementos  mais importantes do sistema radioelectrico. Cada
dB que se puder evitar no cabo são uns tantos elementos que agregamos a uma
direcional!. Tenha em mente que dobrar o numero de elemntos de uma yagi
corresponde apenas a adicionar um ganho, na melhor das hipoteses de 3 dBs.
(cada vez que dobra o numero de elementos soma ao ganho anterior na pratica
cerca de 2,75 dBs)...Isto quer dizer que por exemplo se tiver uma antena com
12 elementos, e se lhe acrescentar mais 12 elementos, ficando com 24
elementos, na prática só vai aumentar o ganho em 2,75 dBs. Se substituir uma
simples baixada de RG58 com 15m em VHF por uma mesma baixada mas em cabo de
meia polegada, tipo ecoflex15 ou Heliax LDF-4-50A corresponde a aumentar
para o dobro o numero de elementos da antena.

73 de CT4RK