ARLA/CLUSTER: Antena para HF

GOMES, FRANCISCO frangomes repsolypf.com
Sexta-Feira, 27 de Junho de 2008 - 10:04:17 WEST

Só quero referir que uma longwire deverá ter mais do que um comprimento de onda para a frequencia pretendida.

CT2INK

Francisco Gomes

frangomes  repsolypf.com

269_860527

Ext: 2639

Sines

Portugal

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Jose Alves
Sent: quinta-feira, 26 de Junho de 2008 22:32
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Antena para HF

Boas a todos,

Como o próprio nome diz, longwire, é um fio comprido, que é alimentado a um extremo, pelo que esta antena só tem um braço. Como tal terá de alem de ter o fio comprido com o comprimento desejado, no meu caso foi 19,5m, tem de por um balun para esse fim, posso indicar-lhe que esses baluns também são conhecidos com balun magnéticos veja por exemplo a pagina do wimo ( www.wimo.com <http://www.wimo.com/> ) na Alemanha e faça algumas pesquisas na net e vai ver que consegue construir um facilmente.

Jose Alves

Ct1fhw