ARLA/CLUSTER: Re: Actual situação dos repetidores D-STAR em Portugal.

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Quinta-Feira, 26 de Junho de 2008 - 22:19:16 WEST

Boa noite João e Paulo.

Conforme conversa tida à pouco, a página dstarusers.org apresenta os
registos feitos inicialmente pelos sysop's (que ao que parece à um ou
pouco mais por país) para evitar "sarrabulho", mais tarde se houver
então tráfego de actualização com o dsyncg2.dstarusers.org então aí sim
fará a identificação de que tem a gateway e o Dstar monitor ligados na
rede, mas atenção, como se comprova pelo caso do Algarve (CQ0DFO) que
está off tanto de repetidor como de servidor e no entanto continua a
estar publicitado como estando na gateway, tira-se portanto a seguinte
conclusão:
1º o registo inicial é feito manualmente (o que não garante a ligação
real) e mesmo que o repetidor morra tem que se avisar o sysop que aquele
já não existe.
2º após o aparecimento de "Yes" tanto na gateway como no monitor é bom
certificarmo-nos de que as actualizações estão a ser feitas no dsync se
sim então há boas hipoteses de a gateway estar activa.
3º como visto pelo segundo ponto, o registo de repeaters não quer dizer
que seja uma gateway e daqui partimos para a restante conversa que tive
à pouco com o João Costa, um D-Star sem gateway é uma substituição de um
repetidor analógico só que com uma maior relação SNR (perda efectiva de
distância coberta) e bem mais caro.

Com um abraço

Jorge Santos - CT2JIB