RE: ARLA/CLUSTER: Elecraft K3 - O melhor rádio do mundo

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 26 de Junho de 2008 - 17:43:38 WEST


Quero dar os meu mais sinceros PARABÉNS ao José Carlos Nunes, CT1BOH, por este excelente artigo, quiçá um dos melhor já aqui publicados.

Para os novatos, visto que para todos os outros já o sabem, o nosso colega CT1BOH, é somente um dos mais conceituados DXer, se não o mais conceituado DXer português a nível mundial de todos os tempos em concursos de HF, tanto em telegrafia como em fonia.
Do seu vasto currículo, saliento; campeão 5 vezes do CQ WW Contest em CW e 1 vez em SSB, sendo o 4º melhor no conjunto de CW/SSB. Detem o 2º; 4º; 5º e 9º Melhores scores mundiais em CW, de todos os tempos, entre os 10 melhores. Ele que me perdoe se falta aqui algo.

Assim, é para a Lista ARLA/CLUSTER uma enorme honra acolher esta sua participação e esperamos que seja a primeira de muitas.

João Costa
CT1FBF
Moderador da Lista ARLA/CLUSTER

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of José Nunes CT1BOH
Sent: quinta-feira, 26 de Junho de 2008 15:55
To: cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Elecraft K3 - O melhor radio do mundo



Elecraft K3 – O melhor radio do mundo



É comummente aceite que um dos rádios mais versáteis de todos os tempos tem sido o FT1000MP. Foi rapidamente aceite pelos participantes de concursos e pelos DX's de topo em todo o mundo, sendo presença constante nos melhores shacks. Sendo um rádio ainda totalmente actual quer para o melhor DXista e/ou Contester, o lema de mais e melhor e o passar do tempo, levaram-me a procurar um novo rádio, pondo à venda os meus dois FT1000MPs.



O processo que esteve por base na escolha do K3 está partilhado neste post:



A classificação de melhor rádio do mundo, ao contrário do que se possa imaginar não tem muito de subjectivo. Aliás no mundo da competição seja no DX seja nos Contests, muito pouco é dado à subjectividade uma vez que tudo pode ser avaliado.



Quando se diz que o mais importante na escolha de uma estação de radioamador para DX/Contests é a localização geográfica, isso tem necessariamente a ver com a obtenção dos melhores ângulos de take-off para os sinais de rádio e do pouco ruído existente. É por vezes quase inacreditável que duas estações na mesma área, com as mesmas antenas e equipamentos possam escutar a mesma estação com 59 ou 51 apenas porque a posição geográfica é diferente (ver mais informações da importância do relevo e forma de optimizar o sinal tendo em conta o relevo geográfico em http://www.arrl.org/catalog/9043/HFTA.pdf <http://homepage.mac.com/rrucker/PhotoAlbum100.html> ). Quer a localização geográfica, quer a antena (o segundo factor mais importante da escolha de uma estação), estão intimamente relacionados com terceiro factor mais importante na escolha de uma estação – o rádio.



Apenas recentemente, DXers e Contesters começaram a ter acesso a estudos comparativos do potencial de recepção dos diferentes rádios. E aí ficaram evidentes as grandes disparidades existentes entre os diferentes equipamentos no mercado.



O que deve ser avaliado na recepção de um rádio, quando o objectivo é o DX de topo e a participação competitiva em concursos?



O front-ends de um rádio deve ser avaliado em condições que simulem situações reais de (1) escuta  de sinais extremamente fracos (2) na presença de vários sinais muito fortes em frequências adjacentes



Quais os indicadores que possibilitam a avaliação do que foi dito no parágrafo acima?



1.      BDR (Blocking Dynamic Range)

Este indicador mostra quando a sensibilidade (menor sinal perceptível) do receptor começa a degradar na presença de um sinal forte numa frequência adjacente (120 dB é bom, 130 dB é excelente)



2.      Two-tone Third Order Intermodulation Distortion Dinamic Range

Este indicador mostra a performance do receptor na presença de múltiplos sinais fortes em frequências adjacentes, relativamente a sensibilidade (o menor sinal perceptível)



Mais informações sobre a importância de um bom receptor podem ser encontrados neste artigo http://www.arrl.org/tis/info/pdf/020910qex036.pdf <http://www.arrl.org/tis/info/pdf/020910qex036.pdf>



Vejamos então uma comparação rápida entre alguns rádios existentes no mercado:



Rádio                       BDR         IMDDR3



K3                       139         102

Orion II               136          96

FT9000D             127          95

IC7800                115         89

FT1000MP          119          83

IC756PROIII      101          77

FT2000                120         63



O K3 é actualmente o rádio comercial com a melhor BDR e o único com um IMD DR3 acima dos 100dBs.



Mais informações em http://www.elecraft.com/K2_perf.htm#Main%20RX%20Table <http://www.elecraft.com/K2_perf.htm#Main%20RX%20Table>  ou http://www.sherweng.com/table.html <http://www.sherweng.com/table.html>



Em conclusão, o K3 pode ser considerado o rádio com a melhor recepção do mundo, medida de forma objectiva por entidades independentes como a ARRL ou Sherwood Engineering  http://www.elecraft.com/K3/K3%20QST%20prod%20rev%201.pdf




Olhando agora para o valor comercial dos rádios, vemos que o K3 custa cerca de 3,500 USD na sua versão mais equipada, o OrionII cerca de 4,500 USD, o FT9000D cerca de 10,500 USD e o IC78000 cerca de 11,000 USD, pelo que a escolha, qualidade/preço fica evidente.



Existem ainda cinco outros factores para além da qualidade de recepção e do custo que estiveram na base da minha escolha pelo K3:



É um SDR (Software defined Radio), pelo que não é um radio "morto" á saída da fábrica, podendo receber actualizações ao "sistema operativo" através de dowloads via Internet.



Tem uma saída de sinal IF, podendo-se ligar a um Panadaptar externo de extrema qualidade e precisão para monitorização da banda inteira. Mais informações em http://www.telepostinc.com/LP-PAN.html <http://www.telepostinc.com/LP-PAN.html>  e http://www.wu2x.com/sdr.html#powersdr <http://www.wu2x.com/sdr.html#powersdr>



Em termos ergonómicos o K3 é um rádio pequeno, ideal para transportar em expedições e concursos. O K3 foi o único rádio presente na afamada expedição a VP6DX



Foi construído com o input de DX'ers de topo, como W9KNI, líder mundial destacado do DXCC Honor Roll CW, ver mais informação em http://lists.contesting.com/_topband/2007-09/msg00113.html <http://lists.contesting.com/_topband/2007-09/msg00113.html>  e por Contesters de topo e tem um conjunto de utilizadores como provavelmente não há paralelo http://www.zerobeat.net/mediawiki/index.php/Main_Page



Finalmente os donos da Elecraft (N6KR e WA6HHQ) e engenheiros chefes, responsáveis pela produção, são presença regular no fórum de discussão da elecraft http://mailman.qth.net/pipermail/elecraft/ <http://mailman.qth.net/pipermail/elecraft/>  não conhecendo eu, nenhuma outra empresa no mercado que seja tão directa e receptiva no contacto com os seus clientes.



O K3 compra-se apenas directamente à Elecraft e tem uma lista de espera de cerca de 6 meses.



Espero com este breve post, poder ter dado um contributo para o racional que esteve na base da minha decisão de escolha do K3, que farão parte do meu shack www.qsl.net/ct1boh  dentro de duas semanas.



Com autorização prévia dos moderadores da lista, informo que os meus actuais FT1000MP estão a venda por 1,500€. Mais informações para ct1boh  gmail.com <mailto:ct1boh  gmail.com>



73

José Carlos Nunes

CT1BOH, CT3NT, P40E
www.qsl.net/ct1boh


Mais informações acerca da lista CLUSTER