ARLA/CLUSTER: Mais vale uma pequena direccional a uma excelente vertical.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008 - 14:54:53 WEST


 Qual a melhor antena VHF ou Dualband para sair de buraco...?(lembras-te Miguel Silva)

--------------------------------------------------------------------------------

Por experiência de alguns anos e não só, prefiro uma mediana antena direccional a uma excelente antena vertical (omnidireccional).

Basicamente, o que diz a teoria para as verticais simples, é; em terrenos acidentados uma boa opção é antenas reduzidas de 1/4 de onda, devido aos seus planos de radiação, em terrenos medianamente acidentados 1/2 onda, e em terrenos planos ou no alto das serras, 5/8 ou superiores.

Eu disse teoria, pois na pratica, a infinidade de pormenores que envolve uma antena cria situações dispares e por vezes muito difíceis de explicar.

No caso de instalações fixas, uma direccional dual-band resolve 95% dos problemas ou duas direccionais de poucos elementos para VHF e UHF separadas e ligadas a um duplexer tira-vos de qualquer buraco.

Á que olhar bem para onde estamos e queremos ir, e especialmente, os terrenos á nossa volta, provavelmente para um dos lados nem será necessário apontar para lá a direccional. A reflexão faz maravilhas, eu que o diga, pois tenho todas as antenas na varanda a 15 mts ao nível do mar e rodeado de prédios mais altos, em quase todas as direcções.

Neste momento e tendo por base o preço em Portugal de uma X-510n nova na loja, consegue-se comprar; Uma direccional de 4 elementos para VHF + Uma direccional de 9 elementos para UHF + Um duplexer, tudo novo, e ainda um pequeno rotor usado para movimentar tudo isto, pela Internet.

Obviamente que o rotor é o ponto mais fraco da instalação, mas juntando um pouco mais, compra-se um bom rotor novo, é sempre um bom investimento no futuro.

Outra coisa, é o cabo coaxial, esqueçam o RG-213 ou RG-8 e nem pensar em RG-58 em VHF e UHF, é FUNDAMENTAL usar cabo de baixas perdas, a menos que se queira ter uma boa carga fictícia.

Reparem nisto, gastam-se 100 contos (vamos falar em moeda antiga) num rádio dual-band, 20 no cabo e 30 na antena, ERRADO.

O CERTO será 50, no rádio, 40, no cabo e o restantes 50 nas antenas. Quantos conhecemos que fazem isto....?

A titulo de exemplo, e a minhas expensas resolvei fazer uma demonstração pratica em casa de um colega que tinha sensivelmente gasto o equivalente á instalação errada; tendo eu  para a experiência um portátil dual-band usado (menos de 5W), cabo de baixas perdas e antenas direccionais usadas, com + de 6 anos á intempérie.

Os resultados foram excelentes, actualmente com 1W ele faz mais que fazia com os 50W anteriormente, e não só a emissão melhorou exponencialmente como a recepção.

Outra coisa, esqueçam os dBs comerciais pois a maioria, a começar pelos apresentados nas antenas verticais, são autenticas BURLAS, nem a Alice no País das Maravilhas conseguiria encontrar isso.

Leiam algo sobre a matéria, descubram como "eles" "acham" os dB nas verticais e nas direccionais, que são coisas completamente diferentes.

Resumindo e concluindo, mais vale uma pequena direccional a uma excelente vertical, e por favor, apostem mais nos cabos, fichas e antenas, e menos, nos rádios.

Á muita gente a querer-vos vender gatos escléticos por lebres gordas.

João Costa
CT1FBF

Fonte: Baseado quase na integra num artigo do proprio, CT1FBF, escrito a 31 de Março de 2006 em resposta ao Miguel Silva, actual CT2HRB, no Fórum Português de Rádio.




Mais informações acerca da lista CLUSTER