ARLA/CLUSTER: Qual a melhor antena para sair de uma cova ?

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008 - 12:36:49 WEST

Boa tarde a todos.Quando se está numa cova, cercado de montes e serras é
complicado porque a própria topografia do relevo pode criar muitas reflexões
e amortecimento da onda no próprio relevo que pode projectar as ondas
electromagnéticas para locais menos esperados
Uma boa antena montada num local pode ter bons resultados e quando montada
noutro local pode ter péssimos resultados e trata-se da mesma antena, logo o
relevo é muito importante, dado que o uhf e vhf não conseguem penetrar
dentro de um monte e trespassa-lo  para o outro lado os resultados podem não
ser os melhores.
Das antenas descritas sem duvida que a X510 é uma das melhores e quem a tem
só diz bem dela pelo que talvez seja bom experimentar uma X510 e ver os
resultados, eu disponho de uma  X50,X300 e X5000 e todas elas tem muito bons
resultados porque a única serra que tenho é a serra de Sintra e não vivo
numa cova.Dados de ganho,cota,globo de radiação são dados interessantes de
estudar num dado local.Boas experiências.

73 de Hugo Barata CT2HMX