ARLA/CLUSTER: Re: Calculos das perdas do Link de 2,4 GHz da ARLA

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Segunda-Feira, 16 de Junho de 2008 - 23:21:51 WEST

Caro colega Paulo.

As nossas foram um pouco "melhores" hehehe, são dois pratos de 21 dBi's
(diz o fabricante), os AP's estão montados nas antenas (evita baixadas,
embora tivesse que haver o cuidado de controlar a alimentação) a
polarização escolhida foi a horizontal, por sofrer menos de influências
da zona de Fresnel, o AP (visto que o outro está como wifi client) foi
limitado a 6 mb/s e temos em 350 pings uma média de 3,8 ms com 6 drops
(esporadicamente há uma queda que suponho ser coincidente com o beacon,
que entretanto foi aumentado dos 100 ms por defeito para 3000 ms).
Esta noite foi o primeiro teste com as alterações climatéricas que foram
notadas por aqui, e foram muito satisfatórias, no entanto o Inverno
ainda está longe e esse será o teste final.
No dia da ligação o teste melhor que foi possível de ser executado foi a
abertura de um filme no YouTube, foi perfeito nem uma falha e o
"streaming" muito à frente do tempo de execução.
Enfim... correu melhor que as perspectivas, embora tanto o Mourato como
eu tivéssemos já efectuado os cálculos para o link e as contas indicavam
que iria dar à justa, no entanto (e há sempre um entretanto) na prática
os resultados foram bem melhores.

Um abraço

Jorge Santos - CT1JIB