ARLA/CLUSTER: Re: Radioamador ou Amador de Rádio

Paulo Pinto ct1ete gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008 - 22:00:56 WEST

Caros Colegas,

Em relação a esta discussão, e embora ela me pareça colateral, ainda que
interessante, gostava de exteriorizar a minha interpretação. Não
querendo entrar em sede de discussão morfológica da palavra (não tenho
conhecimentos que me permitam argumentar com segurança), penso que
poderei fazer uma análise semântica, contudo susceptível de estar errada.

Do ponto de vista semântico temos:

radioamador (s m)

    pessoa que possui uma aparelhagem radiofónica de recepção e de
    emissão de ondas curtas com a qual opera, sem finalidade lucrativa,
    para comunicar com outras pessoas, por vezes localizadas a grandes
    distâncias.

amador adj. e s. m.

    amante;
    namorado;
    apreciador;
    cultor curioso de qualquer arte;
    indivíduo que pratica desporto por gosto e não para alcançar
    qualquer benefício monetário;
    aquele que tem conhecimentos pouco aprofundados sobre determinado
    assunto.

Facilmente concluimos que:

1) Nem todos os amadores de rádio são radioamadores
2) Todos os radioamadores são amadores de rádio

Se quisermos usar a semântica lata, um amador de rádio poderá
compreender um radioamador, um radioescuta, um utente da CB, ou qualquer
outra pessoa que aprecie a tecnologia de rádio.
Se quisermos ser mais restritos, usaremos radioamador para designar a
nossa classe ou, em alternativa, o operador de CB.

Por motivos de precedência histórica, o operador CB não é identificado
como radioamador. Aqui temos uma semântica de uso popular. Isto é, por
frequência de utilização a palavra torna-se restrita e acaba por ser
aceite em significados muito particulares.

Se dissermos "amadores de rádio" ou "radioamadores" estaremos a dizer
bem em ambos os casos.

73 CT1ETE, Paulo