ARLA/CLUSTER: Off Topic: Portátil Magalhães já disponível para os mais pequenos

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 30 de Julho de 2008 - 17:18:59 WEST


Vão ser distribuídos 500 mil portáteis às crianças do ensino básico. O computador Magalhães vai ser, desta forma, o primeiro computador portátil com acesso à internet fabricado em Portugal.

A apresentação do computador foi feita pelo primeiro-ministro, que afirmou querer que o computador faça parte do material escolar de todas as escolas.

José Sócrates elogiou as vantagens deste novo computador, que considerou «de última geração tecnológica, pensado para as crianças, para resistir melhor ao choque e aos líquidos».

O primeiro-ministro acrescentou a este leque de vantagens, o facto de ser um computador com «tudo o que de mais moderno existe», disponível para «as crianças e para todos, para ser utilizado dos sete aos 77 anos».

O novo computador será gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da acção social escolar, e terá um custo de 20 euros para as crianças do segundo escalão. Para os não abrangidos pela acção social escolar, o computador Magalhães terá um custo máximo de 50 euros.

O programa "e.escolinha" é baseado nos princípios do programa "e.escola", e tem como objectivo o acesso ao computador Magalhães por parte de todas as crianças.

José Sócrates anunciou também o investimento de 400 milhões de euros na área da educação nos próximos sete meses, nomeadamente no que respeita à instalação de internet em todas as salas de aula.

No final da cerimónia de apresentação, Maria de Lurdes Rodrigues explicou que «vão ser as escolas a organizar a identificação dos alunos».

A ministra da Educação adiantou ainda que a extensão do programa "e.escolinhas" aos alunos do 2º ciclo poderá vir a ser equacionada pelo ministério da Educação.

Os primeiros computadores Magalhães devem chegar às escolas no mês de Setembro, onde serão entregues a cada aluno previamente identificado.

Neste programa, a opção de ligação à internet é facultativa.


Teresa Dias Mendes, Jornalista da TSF.







Mais informações acerca da lista CLUSTER