ARLA/CLUSTER: Interferências HF e VHF

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Segunda-Feira, 28 de Julho de 2008 - 12:39:35 WEST

Caros colegas,

Na sequência das minhas informações anteriores, estiveram hoje no meu
"shack" dois Senhores da ANACOM que comprovaram (finalmente !) que as
interferências que eu tinha de S9 nas bandas de 18, 21 e 24 Mhz *não eram
provocadas pelo MEO*, mas sim pelos controladores electrónicos dos
elevadores do prédio.
Agora vão contactar a OTIS, responsável pela manutenção dos mesmos, que
querem resolver o problema, ganhando dinheiro, ou seja, eu ou a
administração do prédio pagamos a instalação de controladores de nova
geração (+/- 5.000€) !!!

Claro que não aceitamos essa situação e já tive indicação de quem trabalhou
nestes controladores da EFACEC de que será viável, e muito mais barato,
enfiar estes controladores em armários metálicos e devidamente ligados à
terra e filtrá-los com filtros RC e/ou ferrites.

Vamos ver como acaba esta história, pois a OTIS não quer abrir os cordões à
bolsa, mas nem eu nem a ADM do prédio tem culpa das interferências !  Não
fomos nós que criámos a situação !

Falei também e mais uma vez das interferências nos 145.750 Mhz (s9+20 dB),
mas acho que não têm nenhuma solução à vista... o assunto estará a ser
estudado... há anos...

Manter-vos-ei informados, pois acho que estes assuntos interessam a todos
nós.

73's do CT1PT

--
Carlos Pinheiro