=?ISO-8859-1?Q?Re:_ARLA/CLUSTER:_=C0_dias_assim; _IM58?= MP<ES>KO85XR 3.920 Km en 144,325 MHz.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2008 - 09:51:42 WEST

O colega Matias já disse tudo.
Existem varios tipos de propagação, e depois ainda pode haver uma conjunção
de pelo menos 2, que me parece ser o caso do CT2JHU. Talvez exporádica
seguida de tropo, ou ao contrario. Na realidade tenho que ver o mapa entre
os dois pontos, porque não me aparece haver condições geograficas e termicas
para existirem muitos ductos na palataforma continental, mas sempre existem
alguns raros. Quanto às Canárias, é em 99,9% dos casos por tropo. Existem
muito frequentemente ductos entre a Peninsula Iberica e as ilhas das
canárias e algumas vezes Madeira. Quanto aos Açores, já tem acontecido mas é
muito mais raro. A latitude favorável para as formações tropo, parecem
terminar na nossa localização.

Toda a maneira, este contacto vem confirmar um outro efectuado por mim, em
1996 (se bem me lembro) com Moscovo em 144.300 SSB, que durou menos de 1
minuto, em condições muito dificeis, devido ao estranho QSB e alguma
distorção, que mais me fazia lembrar uma uma exporádica seguida de uma
reflexão auroreal a baixa latitude.. Nessa altura não havia internet, nem
mapas, nem locatores, nem coisas do genero. Apenas haviam alguns "milagres".
Não posso confirmar o contacto porque nunca recebi o QSL, mas eu sei que o
fiz.
Quanto a contactos recorde tambem ja fiz a Holanda em 432.200. Por vezes lá
acontecem uns ductos para Norte.

73 de CT4RK

Em 18/07/08, Henrique Figueiroa <ct1ish  clix.pt> escreveu:

>  Olá Matias, obrigado pela consideração que me toca, então eu não sou
> ninguém, eu é que marquei mal estes dx como tropo e foram esporadica para
> Itália, para as Canárias é que foram tropo. Enquanto eu andava nos 144.310 o
> Roland andava um pouco mais acima, nos 144.325. E os meus contactos e do
> Roland foram na mesma hora e no mesmo sentido. E houve mais contactos à
> mesma hora, colega tem que ver melhor o cluster.
>

> 73
> Henrique
>
>        __            _
>   | __\_\_o____/_|
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).