ARLA/CLUSTER: Re: Corrente

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2008 - 00:27:48 WEST

Boa noite Henrique.

Aplica-se exactamente a lei de ohm, o que acontece aqui é a dificuldade
de 2 parâmetros, o primeiro a espessura do condutor que vezes a largura
irá dar a sessão e com esta temos a corrente que a mesma suporta, no
entanto tal como eu disse há dois parâmetros e o outro é uma constante
que por norma só o fabricante tem a certeza dele, que é a dissipação de
calor que a pista passa para a placa que a suporta, o que faz com que a
corrente suportada seja superior ás contas iniciais, estes valores
também são passiveis de mais um terceiro elemento, a extensão da pista
até ao seu ponto de corrente.
Tenho certos valores que não sendo dados adquiridos, o foram pelos anos
de trabalho, um pista com 2 m/m de largura com 0.03 de espessura (acho
que hoje em dia já nem se fabricam placas de circuito impresso como esta
espessura) e com uma extensão de 5 cm +-, dava suporte a 25 amperes de 2
transistores finais, mesmo assim recorria-se ao truque de "estanhar" a
pista para assim ela ter maior dissipação (erro crasso, poderá dissipar
mais calor mas também vai concentrar mais na pista de cobre).

Espero não te ter desiludido hehehe.

Jorge Santos - CT1JIB