ARLA/CLUSTER: Testes de Voz Digital em vários protocolos

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 3 de Julho de 2008 - 16:35:06 WEST


Prezados Colegas,

Existem de momento, pela sua implementação e numero de utilizadores, alguns sistemas de Voz Digital-DV, mais divulgados entre radioamadores, em especial, nos EUA, e que são:

- AOR - Digital Fast Radio Modem (protocolo aberto desenvolvido pelos colega G4GUO e JA6UHL e adoptado pela AOR) que assenta em Modens independentes que são interligados aos transceptores normais. Existem actualmente dois Modems, o ARD 9800 que permite Voz Digital e Dados Digitais e o ARD9000 com somente opção para Voz Digital. O sistema é especialmente usado em SSB nas bandas de HF, no entanto, também é utilizado em "simplex" em VHF e UHF. Tem uma implementação muito razoável.

Para escutar um teste entre Voz Analógica e Voz Digital, neste protocolo, aceder a:
http://www.hamradio-dv.org/aor/kopfx.wav


- FDMDV - Frequency Division Multiplex Digital Voice (Protocolo aberto, idealizado por G3PLX e escrito por  HB9TLK)que assenta num Modem e duas Placas de Som de um vulgar PC. O sistema ainda muito experimental, está especialmente vocacionado para ser usado em HF, assente num protocolo FDM - Multiplexagem por Divisão de Frequência e surgiu entre utilizador do WinDRM. Pretende ser um sistema de transmissão de voz digital de alta qualidade sob pobres condições de propagação em HF, com somente uma largura de faixa de 1100Hz e totalmente desenvolvido por amadores e para amadores. Tem uma implementação muito limitada.

Para mais informações consultar: http://n1su.com/fdmdv/


- D-STAR - Protocolo desenvolvido pela JARL - Japonese Amateur Rádio League em colaboração com a Administração Japonesa e com equipamentos da firma ICOM. É um sistema Digital necessitando de transceptores adaptados(Placa) ou actualmente já via PC com Modem USB DV-Dongle, permite Voz Digital e Dados Digitais intregados e é especialmente utilizados em VHF e UHF. Exige a existência de repetidores dedicados. Tem uma implementação excelente e crescente, podendo ser adoptado como padrão para o Serviço de Amador digital em VHF e UHF.

Para escutar um teste entre Voz Analógica e Voz Digital, neste protocolo, aceder a:
http://www.hamradio-dv.org/icom/kb6cus-id1.wav


- MOTOTRBO - Novo protocolo desenvolvido e propriedade da Motorola (pela recente aquisição da Vertex(Yaesu) pela Motorola, pensa-se que será o adoptado por esta Marca). É um sistema profissional totalmente Digital necessitando de transceptores dedicados e permite Voz Digital e Dados Digitais integrados e é especialmente utilizado em VHF e UHF. Exige a existência de repetidores dedicados. Vem substituir o anterior sistema Digital APCO 25 da Motorola. Tem uma implementação muito limitada tanto no antigo sistema APCO 25(P25)como o novo MOTOTRBO. É totalmente incompativel com o D-STAR.

Para escutar um teste entre Voz Analógica e Voz Digital no anterior sistema Digital APCO 25 (P25) aceder a:
http://www.hamradio-dv.org/p25/analog-vs-astro.wav

Para escutar um teste entre Voz Analógica e Voz Digital no novo sistema Digital MOTOTRBO aceder a:
http://www.hamradio-dv.org/mototrbo/mototrbo.wav


- Alinco Digital Voice - protocolo (ITU-TV.32) aberto, desenvolvido pela ALINCO. È um sistema limitado a Voz Digital necessitando de transceptores adaptados por intermédio de placa e é especialmente utilizado em "simplex" em VHF e UHF pela marca. Tem uma implementação limitada, tendo recebido muitas criticas negativas. É considerado pela marca como totalmente experimental.

Para escutar um teste, neste protocolo, entre Voz Analógica e Voz Digital aceder a:
http://www.hamradio-dv.org/alinco/alinco-dv-1.wav


Frequências sugeridas internacionalmente em HF, para testes em Voz Digital e Dados integrados, nos protocolos para aqui desenvolvidos:
80 Metros: 3.606kHz EUA, 3.733 KHz Mundial.
40 Metros: 7.130,7.169, 7.170, 7.173, 7.176 kHz EUA e Mundial.
20 Metros: 14.236 kHz EUA, 14.255 Khz Europa e Mundial.
17 Metros: 18.162,5 kHz Mundial.
15 Metros: 21.370 kHz Mundial.

Para mais informações consultar o artigo de Doug Smith(KF6DX) vogal do ARRL Digital Voice Working Group em: http://www.arrl.org/tis/info/pdf/0202038.pdf

Ou o site da Digital Voice Amateur Radio Association em: http://www.hamradio-dv.org/


João Costa
CT1FBF




Mais informações acerca da lista CLUSTER