RE: ARLA/CLUSTER: Albarde-se o Burro á vontade do seu Dono.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 1 de Julho de 2008 - 13:20:56 WEST


Prezado Colega António Vilela,CT1JHQ.

Muito Obrigado por partilhar connosco essa informação.

Queira por favor ler a explicação dada em: Modification de la réglementation : Demande d'ajout de quatre nouveaux types de modulation pour D-Star et APCO25: (http://f1shs.free.fr/blog/index.php?2008/05/28/63-quatre-nouveaux-modes-pour-d-star-et-apco25 <http://f1shs.free.fr/blog/index.php?2008/05/28/63-quatre-nouveaux-modes-pour-d-star-et-apco25>  e vai verificar que existem divergências em relação á sua explanação,("a portadora é modulada directamente por um único canal digital") dai os colegas da comissão da REF (RÉSEAU DES ÉMETTEURS FRANÇAIS - UNION FRANÇAISE DES RADIOAMATEURS) terem proposto os novos 4 tipos de designação de emissão , sendo 2 inerentes ao sistema D-Star da Icom, e á previsível inclusão do sistema APCO25 da Motorolla/Yaesu, alias, já verificada no segmento radioamadoristico nos EUA, nas comunicações digitais em VHF e UHF de voz e dados integrados.

Tal qual é referido no documento supra referenciado, o D-Star utiliza o método FDMA em oposição ao método TDMA utilizado no TETRA e GSM. Recorrendo á Modulação de Frequência (designador F) e existindo 2 ou mais canais com informação digital (designador 7) sendo passados Voz e Dados nesses canais (designador W).

Pelo exposto não me parece minimamente correcto e de forma coerente utilizar uma designação da emissão mais por aproximação (F1D) do que algo mais concreto como o proposto F7W.

Alias, a Icom desde o principio que sugeriu ás autoridades japonesas que a designação da emissão DV+DD em D-Star, nos 2m, 70cm e 23cm seria ou deveria ser correctamente designada por F7W devida á integração de voz e dados e não somente Dados num único canal como o indicado por F1D.

João Costa
CT1FBF

Que me desculpem os colegas, os imperdoáveis erros ortográficos,(verdadeiras nódoas na gravata) mas se escutássemos mais e houvesse mais união, tudo seria diferente, não acham ...? Hoje de manhã, conclui que afinal aquilo que se passa comigo, é geral, pois por mais que leia 3 vezes o texto antes de o enviar, somente posteriormente detecto os erros depois de publicados na Lista.

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Radiophilo
Sent: terça-feira, 1 de Julho de 2008 0:37
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Albarde-se o Burro á vontade do seu Dono.


João Costa,

Sem que seja de alguma forma minha intenção contrariar o seu discurso dirigido à Anacom, quero no entanto questionar a sua proposta para o designador do modo DV + DD do D*.

Indo directo ao assunto:

1. O D* utiliza a modulação GSMK, que é uma modalidade do FSK, e portanto modulação em frequência. O designador correcto para o tipo de modulação da portadora principal (e única) parece ser "F". Creio que aqui não há divergências.

2. No D*, a portadora é modulada directamente por um único canal digital, ou como dizem os anglófonos. "binary stream". Este canal digital transporta sequencialmente informações digitais diversas, como sejam de sincronismo, endereçamento, identificação, sinalização diversa e redundância para verificação da recepção e também dados e voz digital. A palavra chave aqui é "sequencialmente". Não se trata de uma modulação da portadora principal por 2 canais independentes em que um conteria dados o outro conteria voz digital. É apenas um canal de dados, cujo conteúdo alterna entre dados e voz, com posições bem definidas para cada um. De outra forma, se quiser, os canais de voz e de dados que refere são canais "lógicos" definidos no interior dos pacotes de dados, e não canais físicos que modulam independentemente a portadora. O designador correcto para a "natureza do(s) sinal(is) que modula(m) a portadora principal" parece-me que é "1".

3. O tipo de informação a ser transmitida é, na minha opinião, um pouco mais discutível. Genericamente a informação transportada pelo canal digital são pacotes de dados, e por outro lado só há um canal binário modulante, portanto o designador "D" parece ser o mais correcto.
Por outro lado, a própria especificação do D* prescreve conteúdos de dados e de voz digital, portanto o designador "W" poderia ser aceitável.
Como nota adicional, diria que "W" seria uma escolha mais pobre do que "D" pelo seguinte motivo: "W" não diz nada sobre o tipo de informação transmitido, mas apenas que é mais do que um tipo. "D" não perde generalidade, mas sempre especifica que são dados.

Para terminar, verifico que a Anacom aplicou esta designação de forma coerente. Já o havia feito antes para o GSM (igualmente F1D). E antes que se diga que só mesmo a Anacom para cometer a mesma burrice duas vezes (o que seria verdade a propósito de outros assuntos), acrescento que também a OFCOM adoptou a mesma designação para o GSM. Talvez a OFCOM não seja nenhum ás do éter, mas pelo menos não tem o defeito de ser portuguesa.

73,
António Vilela
CT1JHQ





Mais informações acerca da lista CLUSTER