ARLA/CLUSTER: O meu S´meter é que está correcto..!???

Caros Colegas,

Este assunto, o que marca verdadeiramente o S`meter dos nossos transceptores, é algo recorrente e que muitas vezes induz em graves erros tanto o próprio utilizador como todos os que escutam o seu reporte. Toda e qualquer conclusão que se retire, alem da mera indicação formal, é completamente abusiva e ERRADA.

Existe um EXCELENTE artigo do nosso colega, Alexandre Moleiro(CT1GNV), com o titulo " A misteriosa escala S " que clarifica este assunto e que se encontra disponível em: http://www.qsl.net/ct1gvn/mist.htm

Aconselho todos, a o lerem com a atenção necessária que o tema merece, pois a intensidade do Sinal S, é algo que todos passamos aos nossos correspondentes.

Das dezenas de equipamentos que tive hipótese de até hoje operar, nunca encontrei DOIS, que marquem exactamente o mesmo em condições muito próximas, tanto dentro da mesma marca e modelo como entre marcas e modelos diferentes.

A revista espanhola "Radio-Noticias" publicou recentemente um interessante artigo sobre o mesmo tema, com uma analise aos medidores dos 9 seguintes equipamentos:
- TENTEC ORION
- YAESU FT-857
- YAESU FT-1000 MP MARK V
- YAESU FT-897
- KENWOOD TS-480
- ALINCO DX77
- ICOM IC-7000
- YAESU FTDX9000D
- YAESU FT-817

Encontra-se disponível para consulta em: http://www.radionoticias.com/Medidores.pdf

Quando tenho hipótese, tento dentro do possível, acertar os medidores dos meus equipamentos utilizando como referencia a escala da ARRL para HF(6dB/unidade) e a escala do Rádio Mobile para VHF e superiores(3dB/unidade ) onde S9 corresponde a 50 micro volt em HF e a 6 micro volt em VHF, tendo por referencia uma sensibilidade rondando os 0,25 micro volts compatível com a maioria dos nossos receptores actuais

Por experiência, os "velhos" medidores de agulha são muito mais "fiáveis", que a mera indicação sem nexo dB/unidade, dos medidores de barras de led`s ou de escala nos displays nos recente equipamentos, independentemente o seu preço.

João Costa
CT1FBF