ARLA/CLUSTER: Não foi só nos SMS que se bateram recordes na passagem do ano .

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 4 de Janeiro de 2008 - 16:50:27 WET


Prezados colegas,

Os chamados "Internet Rádio Linking Project (IRLP) ou Voice Over-IP (VoIP)" onde está englobado o sistema Echolink, também bateram recordes de utilização neste fim de ano e cada vez mais são uma opção para o radioamadorismo actual, diria limitado, na forma(equipamentos+principalmente nas antenas,etc) mas não no conteúdo, queira-se ou não.

À dias, um colega nosso telefonou-me, apontando que considera isto como não sendo puro radioamadorismo.

Pois, efectivamente e não discutindo a "pureza" da coisa, isto não é o radioamadorismo tradicional, mas olhando para o triste caso, abordado aqui na lista, do nosso colega David Quental (CT1DRB) será que não é uma solução, mesmo que discutível.

Outro caso, pelo qual sinto um enorme carinho e admiração é o do nosso colega Fernando Percheiro(CT1UP) que estando retirado numa Casa de Repouso no Monte Estoril, aparece sempre que pode para um QSO na Conferencia Lusófona, utilizando normalmente o Link do colega Duarte Braga(CT1EIZ)*. Como diz, "quer ser radioamador até ao fim dos seus dias" e esta foi a forma que encontrou, com a ajuda de alguns colegas, entre os quais destaco o Vasco Mesquita(CT2IMT) e o Fernando Seco(CT2GAI), de se manter activo no seu passatempo de sempre.

Tudo pode ser criticado, agora nunca podemos é desvalorizar o empenho e dedicação que todos estes colegas tem mostrado em partilhar os seus recursos com outros, que por múltiplas circunstancias se encontram limitados nos seus Direitos ou Liberdades.

È nesta entreajuda e partilha de conhecimentos que encontro uma das várias essências do radioamadorismo do hoje e de sempre.

Para os recordes verifiquem em: http://www.irlp.net/

                     _\\|//_
                     ( o o )
 ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                      73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa
  *  QRA-Locator : IM58kq
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
  *  E-mail and Adress, see in:
  *  www.qrz.com
  *  QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
  **************************************

*434,575 MHz - Simplex - Tom 74.4Hz, verificar mais informações em: http://www.mbraga.com/




Mais informações acerca da lista CLUSTER