ARLA/CLUSTER: Se o ET telefonar "Arecibo" vai ouvir.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 4 de Janeiro de 2008 - 10:54:24 WET


[http://www.desdearriba.net/Imagenes/CosasCuriosas/Arecibo1.jpg][http://intercosmos.iespana.es/arecibo_big.jpg]
O RadioTelescópio em Porto Rico está mais potente

O projecto de SETI  home, que há oito anos perscruta os céus, na esperança de escutar sinais enviados pelo ET, vai entrar numa nova fase, para receber 500 vezes mais dados do que até aqui. Isso significa que está a precisar também de um reforço substancial de voluntários, juntamente com os seus computadores.

Sediado no Space Sciences Laboratory da Universidade de Berkeley, na Califórnia, o Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) analisa os sinais de rádio captados pelo radiotelescópio Arecibo, instalado em Porto Rico, e, embora o ET não tenha até agora dado sinal de si, os promotores do projecto não esmorecem. Pelo contrário, decidiram actualizar os receptores do telescópio, que são agora mais sensíveis e potentes, e o software que faz a sua análise.

Esta actualização vai permitir obter "500 vezes mais dados do que era possível até agora", explicou o cientista principal do projecto, Dan Werthimer, sublinhando que "agora há outras tantas hipóteses mais de encontrar o ET".

Nestes oito anos, o SETI  home já mobilizou um total de três milhões de participantes voluntários - são nesta altura 170 mil, com 320 mil computadores em rede - para fazer a análise da avalanche de dados que chegam à Terra. Com a actualização da capacidade do telescópio, esta rede de análise online, que é já a maior do mundo para uma experiência científica, como garantem os seus responsáveis, vai certamente registar um novo crescimento. "Estamos a entrar numa nova era, em que poderemos rastrear milhares de milhões de canais", disse Werthimer, sublinhando que, "se houver sinais do ET, poderemos descobri-los". A "descoberta" está aberta à participação dos entusiastas. Basta ter um computador e aceitar fazer parte da rede de análise online. - F.N.
Fonte: Jornal Diário de Noticias.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20080104/5a5bbcd8/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER