ARLA/CLUSTER: Nova Entidade DXCC - KOSOVO

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt
Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2008 - 23:44:17 WET

Caro Matias

Creio que todo o radioamador, seja qual for a classe,
nacionalidade, cor da pele, religião, etc., aquilo que
mais gosta de fazer é falar através do rádio. Isto é
verdadeiramente o que nos une, e simultaneamente o
que nos distingue de outras actividades, que também
se estabelecem através da comunicação (por ex.,
a Internet).
Dito isto, qualquer radioamador, ao estabelecer um
contacto com outro radioamador, fá-lo em primeiro
lugar pelo prazer de comunicar através da rádio.
Para ambos o poderem fazer, necessitam de uma
licença, de acordo com as regras dos seus países.
Mas quando eu estabeleço o contacto, apenas conheço
o indicativo da outra estação, que pressuponho ter sido
obtido por meios lícitos, de acordo com as leis
nacionais e internacionais, junto da autoridade competente.
Eu não lhe peço o número da licença, validade, etc.
Para quem gosta somente de uma boa conversa via
rádio, o assunto está encerrado.
Para quem gosta de DX, existe uma outra realidade.

A ARRL, através do DXCC, estabeleceu uma série
de critérios, e em função deles definiu o que
actualmente se chama de "entidades" (precisamente
para não se confundir com países políticos, como
anteriormente era corrente).
Em função dessas entidades, foram criados os diversos
diplomas, cuja obtenção é para muitos o "nirvana" do
radioamadorismo.

Então, para fazer um QSO apenas necessito saber
qual o indicativo do meu correspondente, e a que entidade
corresponde. Quem define a entidade é o DXCC.
Para mim, em nenhum momento, existe qualquer questão
politica. Isso é completamente estranho ao radioamadorismo.
Mesmo durante a "guerra fria", os W's faziam QSO com UA's.
(mas infelizmente boicotaram os Jogos Olímpicos).
E mesmo com Timor ocupado, nós fazíamos QSO com os YA!
Porquê? Porque as questões politicas, direitos humanos, etc.
ficam fora do radioamadorismo.
E o fazer um QSO com um OM desse, ou de outro país,
não significa que eu concorde com o seu regime, governo,
politica externa, etc. e em última análise, a forma como foi
criado esse estado.
Certamente que em 1143, os colegas EA de então, não
devem ter gostado de perder parte do território, como os
YU não gostam actualmente. Mas só o tempo poderá
julgar se isso foi, ou não foi, um acto legitimo.
Não seremos nós, nem os nossos filhos a fazer essa
avaliação. E, repito, muito menos devemos fazê-lo sob
a nossa "capa" de radioamadores, num forum que se
propõe debater questões de radioamadorismo.

Portanto, se queres protestar, não faças QSO com os
OM's que, na tua avaliação política, não tem legitimidade
para operar. Mas não pressiones os outros que deixam
essa avaliação para quem de direito, e se limitam a fazer
mais um QSO que, eventualmente, irá ser um novo DXCC.

Um abraço

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat