ARLA/CLUSTER: Afinal, quantos países existem?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2008 - 19:53:08 WET


Numa breve frase diria, depende da perspectiva de quem conta e dos critérios aceites para essa contagem.

Assim, o Mundo pode dispor de 195 países políticos, se contarmos com Taiwan, o que só pode irritar a República Popular da China. 

Sem a «província rebelde» chinesa, o planeta Terra terá 194 países, mas também não são totalmente falsas as contagens que referem 189, 191, 192 ou 197 nações - é tudo uma questão de perspectiva, ou de política. 

A Palestina, o Sahara Ocidental e a Gronelândia são exemplos de países que integram as contagens ou estão fora delas, conforme o ponto de vista de quem conta. Numa perspectiva mais radical, País de Gales e Escócia chegam a ser incluídas entre as nações do Mundo. 

Se não é consensual o número dos países que nos rodeiam, sabe-se, pelo menos, que são 192 aqueles que integram a ONU (Taiwan e Vaticano estão fora e o Kosovo ainda não teve tempo de ser aceite)...

As contagens são:

- As Nações Unidas creditam 192 Estados-membros (dados de Junho de 2006): http://www.un.org/members/list.shtml

- A Wikipedia, segundo os seus critérios, incluiu 203 Entidades Soberanas:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries (dados em 8 de Junho de 2008)

- O nosso conhecido DXCC - DX Century Club reconhece actualmente (Fevereiro de 2008) 338 entidades, bastando no entanto, 329 para o prestigiado DXCC Honor Roll: http://www.arrl.org/awards/dxcc/dxcclist.txt

- Os viajantes do Mundo acreditam existir 722 entidades, distribuídas entre; Países, Territórios, Regiões Autónomas, Enclaves, Grupos de ilhas separadas geograficamente e Províncias ou Estados provinciais:
http://www.mosttraveledpeople.com/


Num ponto parece que alguns destes últimos estão de acordo; as Ilhas Pitcairn, arquipélago constituído por Pitcairn (a única permanentemente habitada), Ilha Henderson, Ilhas Oeno e Sandy, e Ilha Ducie, são o agrupamento mais remoto no planeta, situadas no Pacífico Sul, longe de qualquer continente e mesmo de outras ilhas habitadas.

João Costa,CT1FBF



 



Mais informações acerca da lista CLUSTER