Re: ARLA/CLUSTER: PLC_á venda no Lidl......." continua a festa "

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2008 - 00:15:57 WET

Colega Pais
A ANACOM está a par do assunto e existe um grupo de trabalho formado por
radioamadores, que reune pontualmente com a ANACOM sobre esse assunto.
Alem disso foi publicado aqui no cluster, uma minuta baseada em legislação
nacional e comunitária, que foi fruto de uma investigação feita por mim,
sobre EMC e EMI, da qual fiz um apanhado de tudo o que encontrei sobre
legislação, e que já foi apresentado ao grupo de trabalho, para melhor se
basearem aqunado das reuniões.
Quanto ao facto de ter interferencias provocadas por um PLC lamento, pois
então deve saber o que isso faz às ondas curtas. Quanto a antenas de células
de comunicações móveis, nunca notei que fizessem interferencias em
equipamento algum. Se se refer à radiação, então saiba que tive oportunidade
de fazer medições de campo a esses sistemas e que o nivel de radiação é de
cerca de 40v/m a 35m da antena, no espaço "far field", e que a radiação
encostada a um simples telemóvel, transmitindo à potencia máxima, passa de
80v/m ao fim de 6 minutos de exposição  e aqui não é em far field mas sim em
near field. Desta forma não se preocupe por ter uma antena de comunicações
celulares a 50m, mas sim com o tempo que utiliza o seu telefone móvel.

73 de CT4RK