Re: ARLA/CLUSTER: PLC_á venda no Lidl......." continua a festa "

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Dezembro de 2008 - 20:06:08 WET

Carissimo colega José PaisEfectivamente as comunicações por "power line" já
existem à mais de 10 anos!...Mesmo à mais de 30 ou 40. Lembro-me de escutar
em onda longa a comunicação entre barragens, nessa altura da Hidro eléctrica
do alto Alentejo, em AM, por volta dos 350 KHz ou coisa parecida. Depois
passou-se a SSB...( Ó Silvio!...Ainda tens por lá no batente aqueles
armarios de 10 watts em SSB, com uma 807 no andar final?). Mais tarde, e
porque isto das modernices é que está a dar, as empresas voltaram-se para a
transmissão de dados através da rede, usando frequencias abaixo dos 400 ou
500 KHz. Até aqui tudo bem. Apesar desses sistemas serem autenticos
geradores de ruido, não prejudicavam os amadores, porque ainda não havia
autorização para usar os 137KHz. No entanto, com as "modas" da banda larga,
umas tantas mentes brilhantes, que ao que parecem não sabem bem a que se
destina o espectro electromagnético, (repare que o espectro está dividido
por serviços licenciados, e até existe um QNAF em Portugal), lembraram-se
que seria engraçado, criar uma "maquineta" que conseguisse mais ou menos
transmitir dados pela rede, USURPANDO todas as frequencias até pelo menos 30
MHz, demonstrando uma falta de respeito pelos demais utilizadores do
espectro, e julgando-se os maiores e unicos com direitos sobre todas as
frequencias. Assim nasceu o PLC de banda larga, que é a maior  desgraça que
os utilizadores de onda curta podem enfrentar.
Como até existem sistemas muito mais eficientes do que o PLC, só posso ver
que tal sistema só interessa aos  grupos economicos que ja gastaram milhões
com essa sucata, em tentarem por todos os meios introduzirem uma porcaria
dessas no mercado. O desplante dos fabricantes de PLC e os seus grupos de
pressão satélites, chegaram ao ponto de se introduzirem na FCC americana, e
tentarem corromper a independencia da mesma, com o fim de serem autorizados
a instalar e colocar em funcionamento tais sistemas. (veja a pagina da ARRL
e veja os procesos que esta associação tem em tribunal por causa disso
mesmo). Felizmente que nos EUA, e apesar das constantes promessas, as
pessoas já não vão em cantigas, e já são mais os sistemas que são desligados
do que os que começam a funcionar. Todavia a praga, parece agora ter sido
transposta para dentro das casas (onde está mais protegida pelas leis da
privacidade)
Por isso colega Pais...Ou o colega não usa ondas curtas nas suas
comunicações, ou então usa, mas tem a sorte de nunca ter levado com 59+50 de
ruido desde os 3 MHz e até aos 30 e tal MHz, que o impossibilitariam por
completo de usar um radio que lhe custou muito dinheiro!!!...Eu, como sei o
efeito devastador desses "aparelhinhos" made in China, é que fico espantado
com o seu comentário acerca do assunto!...Não quer dizer que não existam
PLCs "amigos do ambiente radioeléctrico"...Existem sim!...trabalham entre os
800 e os 900 MHz e são caros, e de marcas conceituadas. O resto que anda por
aí a 20 euricos é material made in China que devia ser varrido do mercado,
pois alem de provocar interferencias em serviços licenciados, vamos ver a
eficácia deles, quando a propagação estiver com um SSN acima de 100!!!...Até
agora, quando ela abre um pouco, os usuarios do MEO e similares,  ja se
queixam que a imagem pára muito, vamos ver o que acontece quando não houver
1 KHz vago em HF!!!

73 de CT4RK e abaixo os PLCs