ARLA/CLUSTER: O que é um GPS...?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 4 de Dezembro de 2008 - 15:15:40 WET


 
O GPS (Global Positioning Sistem, Sistema de Posicionamento Global) é um sistema de localização por satélite pioneiro norte-americano. Este sistema é composto por três componentes, uma componente espacial (Satélites), e duas componentes terrestres, estações de controlo e o receptor de GPS, o aparelho em posse do utilizador, como os que encontramos nos automóveis ou telemóveis. 

Os Satélites: O Sistema GPS é composto por 24 satélites, que desenvolvem um movimento de translação em redor da terra duas vezes por dia e incidindo sobre seis trajectos diferentes. Cada satélite transmite sinais para uma área abrangente da terra, através de sinais de rádio, que são enviados a 20300 km de distância. Cada receptor terrestre recebe sinal de um mínimo de quatro satélites em simultâneo, número indispensável para determinar a sua localização.

As Estações de Controlo: Existem 5 estações de controlo terrestres, espalhadas pelo mundo, que recebem informação permanente dos satélites e encaminham-na para a principal, que se encontra em Colorado Springs, nos EUA.

Receptores de GPS: Recebem e descodificam os sinais enviados pelo satélite, identificando em tempo real o posicionamento do satélite e consequentemente a sua posição num ponto terrestre. 

Funcionamento do Sistema GPS
1. Triangulação: Calcula a posição terrestre com base na distância entre satélites. É necessária a medição de quatro distâncias dos satélites para determinar a posição exacta. 
2. Distâncias: A distância do satélite é determinada pelo tempo que o sinal de rádio emitido demora a chegar ao receptor de GPS. Este tempo é multiplicado pela velocidade da luz, para obter a distância exacta. 
3. Tempo: Os satélites possuem relógios atómicos para medir o tempo que os sinais de rádio demoram a chegar ao receptor. 
4. Posição: Através da monitorização precisa das órbitas, é possível identificar a posição onde se encontra o satélite.
5. Correcção: O sistema tem a faculdade de corrigir os atrasos que os sinais sofram ao atravessar a atmosfera.

Aplicações do GPS
As navegações terrestre, marítima e aérea estão cada vez mais dependentes da utilização do GPS. De entre as inúmeras utilizações possíveis do sistema de GPS, destacamos aqui como exemplo a detecção de movimentos para finalidades bélicas, detecção dos movimentos naturais da terra, mesmo os mais subtis, como alterações magmáticas, ou pequenos movimentos das placas tectónicas, o trânsito numa cidade, ou oscilações arquitectónicas.

Fonte: Várias disponíveis na Internet.



Mais informações acerca da lista CLUSTER