ARLA/CLUSTER: ALERTA: A televisão digital terrestre em Portugal já chegou(MPEG-4).

Quarta-Feira, 3 de Dezembro de 2008 - 10:45:45 WET

From: José Eduardo  (ct2gqn)

Pois é a Tv digital terrestre já chegou a Portugal , a PT já emite em modo experimental a partir do emissor de Palmela canal 67, e em breve Monsanto e Sintra para cobrir a zona de Lisboa.

Até aqui não há grande novidade, o problema esta que a TDT em Portugal, não será transmitida na mesma norma que os demais paises europeus, nomeadamente a mesma que Espanha.

Ou seja, enquanto que os outros paises já emitem em TDT, na norma DVB-T,  MPEG-2 , nós cá no burgo como queremos estar à frente de tudo e todos vamos ter emissões no ultimo grito da tecnologia. DVB-T2 , MPEG-4, é uma norma muito recente, pelo que equipamentos, entenda-se televisões ou só receptores, ainda não chegaram ao mercado em massa.

Quero alertar-vos para o facto, pois gastar milhares de euros no ultimo grito de tv plasma ou LCD, vão ter de ter em atenção se realmente suporta a norma portuguesa, ou correm o risco de ter depois de comprar um receptor a parte.

 É que muitos dos equipamentos presentemente disponíveis em Portugal, com indicação de compatibilidade com DVB-T, designadamente televisores com receptores digitais integrados, dispõem apenas de descodificação de vídeo em MPEG-2, o que não possibilita, por si só, a recepção de TDT em Portugal MPEG-4

Eu quero ver a cara das pessoas que já andaram a comprar tv a prestaçoes nas grandes superficies comerciais ( para não citar marcas), souberem que para alem disso vão ter de comprar um receptor à parte.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=754058

José Eduardo  (ct2gqn)