Re: ARLA/CLUSTER: À Conversa com Astronautas, Artigo da revista Visão.
Fabiano Moser - PY5RX
fabianomoser gmail.com
Quinta-Feira, 28 de Agosto de 2008 - 08:58:17 WEST
Olá pessoal,
Nora, para elucidar melhor tua frase:
Estão quites então, porque você também errou em dizer que o ÚNICO contato direto desde Portugal via rádio com a ISS não foi o da Escola Secundária de Estarreja.
Agora se dissermos que o ÚNICO contato da ARISS via rádio direto desde Portugal foi realizado por esta escola então está certo.
Percebi o que você quis dizer, porque conheço os fatos, mas há de se esclarecer e escrever bem, para as pessoas que não conhecem possam entender a cronologia e acontecimento das coisas.
Aquele não foi o único nem o 1º contato direto via rádio desde Portugal com a ISS, nem por isso menos ou mais importante que os outros. Antes deste falamos meses antes (Francisco Costa e eu) com Charles Simonyi NA1SS, e o Francisco com Cmte. Lopes Alegria NA1SS numa das raras aparições do na altura cmte. da ISS no rádio para QSO´s aleatórios com radioamadores. Foi um peixe que olhou para o meu isco mas mordeu o anzol do Francisco Costa, hihi. Relembro que o Lopez Alegria tentava contacto com uma estação na Espanha, nos seus últimos dias no espaço naqueal missão.
Todo mundo esquece alguma coisas nestas horas, é normal, e só percebemos depois que lemos o artigo ou vemos a reportagem na TV.
Quando das minhas reportagens no Brasil, na REDE GLOBO, depois do meu contato com o Marcos Pontes PY0AEB na ISS, pensava antes no que ia dizer para tentar aproveitar o máximo possível a oportunidade de mostrar mais do nosso hobby. Quando assistia a resportagem em casa, sempre percebia que tinha esquecido de algo, hihi.
Foi o 1º QSO direto com Portugal, e muito mais que deverão vir, assim esperamos, é prestígio para Portugal, para os radioamadores portugueses, pais, professores, alunos e todos aqueles que participam.
Os contactos em Telebridge são ainda mais complicados e complexos, envolvem mais pessoas e sincronismo, em alguns casos a única esperança para muitas pessoas que não possuem o know-how do radioamadorismo. Não menos importante, e indiferente para os principais protagonistas deste trabalho todo, as CRIANÇAS!
Todos os contatos da ARISS são acompanhados de perto por pessoas e radioamadores do mundo todo.
O orgulho é de todos, portugueses ou não.
Um abraço,
73 Fabiano Moser PY5RX
ARISS-PORTUGAL (Amateur Radio on the International Space Station)
Educational Coordinator
http://www.amrad.pt/
----- Original Message -----
From: Carlos Nora
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Sent: Wednesday, August 27, 2008 9:46 PM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: À Conversa com Astronautas, Artigo da revista Visão.
Caros colegas
O colega João Costa , fez uma análise do artigo da Visão muito interessante, sim senhor.
Esqueceu-se foi de referir que a Escola Secundária de Estarreja com o indicativo CT6ESE, com elementos da Delegação da Rede dos Emissores Portugueses de Aveiro realizaram o único contacto directo desde Portugal via rádio com a Estação Espacial Internacional, com a astronauta Sunita numa passagem que durou 9 minutos e com a apresentação do pequeno filme realizado aquando da realização do contacto, que pode ser visto na página da revista e na página da REP, repito directo e sem estações repetidoras ou telebrigde.
É como ir à pesca , só interessa morder o anzol, ou saber ler as noticias.
73 Carlos Nora, CT1END
NNNN
------------------------------------------------------------------------------
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20080828/8df259b4/attachment.htm
Mais informações acerca da lista CLUSTER