ARLA/CLUSTER: PROPAGAÇÃO HFou VHF..?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 3 de Agosto de 2008 - 18:12:44 WEST

Prezado Colega Amadeu Rosa, CT2HGL.

Depende de que previsões de propagação estamos a falar; se para HF se
para VHF e superiores.

Neste ultimo caso, VHF e superiores, recomendo o site do William
Hepburn's -WorldwideTropospheric Ducting Forecasts. Para o Atlântico
Norte que abrange Portugal é este o caminho:
http://www.dxinfocentre.com/tropo_nat.html

Para Onda Curta existem para todos os gostos, desde anuais a diárias,
inclusive com intervalos de poucas horas, com programas informáticos
específicos, que se baseiam fundamentalmente em 3 dados, no N.º de
Manchas Solares, no Índice A e Índice K.

Não me vou alongar pois a partir daqui depende do grau de complexidade
que queira explorar, desde o muito simples ao muito elaborado; pois a
antena que usa, á altura que está do solo, ângulo de disparo, etc,
etc, tem também de entrar para aumentar o grau de fiabilidade e
exactidão.

Um site que pode consultar para HF na base das previsão mensal para
todas as bandas de HF, radioamadores e radio-escutas, é este:
http://hfradio.org/fot_7.html

Um Abraço desde férias.

                                  _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Alberto Costa
  *  QRA-Locator : IM58kq
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
  *  E-mail : See in www.qrz.com
  *  In get Callsign " CT1FBF "
  *  QSL Via Eqsl:www.eqsl.cc

ARLA/CLUSTER: PROPAGAÇÃO
amadeuct2hgl sapo.pt amadeuct2hgl sapo.pt
Domingo, 3 de Agosto de 2008 - 09:20:41 WEST

   Muito bom dia a todos. Haverá algum colega me indique um saite onde
possa ver a propagação com +- 15 dias de antecedencia? agradece o
ct2hgl com os 73 do costume