ARLA/CLUSTER: Conferência Lusofona no meu PMR

ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano cs1rla.arla gmail.com
Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2008 - 17:28:31 WEST

Colegas da ARLA, autorizo o envio dos textos abaixo, incluindo esta
introdução no ARLA/CLUSTER.

 Informa-se que o nome foi alterado, preservando-se a identidade do
"emissor"... Faço-o por achar importante a divulgação.

73.
Carlos Freitas,CT1FZC

---------- Forwarded message ----------
From: Carlos Freitas (CT1FZC)
Date: 2008/8/1
Subject: Re: Conferência Lusofona no meu PMR
To: *"Rui Delfim"*

Caro *"Rui Delfim"*

Infelizmente é normal em Rádios do tipo LPD, escutar conversas de Rádio
Amadores. A explicação é simples. A faixa de frequência para os Rádios LPDs
está dentro da faixa dos Rádios dos Amadores na banda de UHF. Logo, tanto o
desvio em FM bem como os Tones, são perfeitamente convencionais, podendo
tecnicamente até entrar em contacto com os Rádio Amadores. É óbvio que não é
legal pelo motivo que o  amigo *"Rui"* não tem indicativo (código dado pela
ANACOM) para operar como Rádio Amador.

Felizmente para nós, esse tipo de Rádio (LPD) não é autorizado a venda e
sendo mesmo motivo de apreensão pelas entidades competentes se os mesmo
forem vendidos em lojas. Infelizmente para nós, a utilização desses
equipamentos para quem os compra, é perfeitamente legal e nada há a fazer,
desde que sejam mantidas conversas com outros utilizadores de Rádios do
mesmo tipo (LPD) com apenas 10mW.

Em substituição aos LPDs, apareceu no mercado já há algum tempo os PMRs. São
equipamentos com apenas 8 canais, muitos sub-canais (tones), funcionam em
446Mhz com 500mW (50 vezes mais potência que os LPDs), não provocando
qualquer interferência, nem em serviços comerciais nem em frequências de
Rádio Amador.

Assim, peço ao amigo *"Rui Delfim"*, que tenha moderação na utilização do
equipamento em causa, visto o mesmo operar na faixa de frequência dos Rádio
Amadores.

Um abraço e sempre ao dispor!

Carlos Freitas
Indicativo de Amador: CT1FZC

2008/8/1 *"Rui Delfim"*

 Boa tarde,

> Passados alguns dias de ter comprado um PMR Midland G7 detectei ao fazer
> scan que no canal 66 em LPD e consigo apanhar em minha casa (Carcavelos)
> transmissões que me parecem oriundas deste link simplex, que consultei no
> ondalivre.com. Diz qualquer coisa como "Bem vindo à conferência lusofona"
> seguido daquilo que acredito ser código morse. Por vezes apanho mesmo
> pessoas a falar. Há momentos era uma pessoa nas Canárias.....
>
> Os detalhes são estes, segundo os dados do site ondalivre.com
>
> **   *434,700 MHz* *74,4 Hz* *10W* *CT1FZC* *Serra de Sintra*

 Gostava de saber se pode perder um pouco do seu tempo e explicar o que é
> exactamente este link pois estou a iniciar-me nisto da rádio, começando por
> baixo (PMR) onde o investimento exigido é menor.
>
> É normal que apanhe no meu PMR coisas relaccionadas com radioamador ?
>
> Este equipamento pode ser usado por qualquer pessoa ? Não que o consiga
> fazer de Carcavelos que com o meu PMR mal chego ao final do bairo.
>
> Com o meu PMR para usar o tom 74,4Hz qual o CTCSS a usar ?
>

> Obrigado pelos esclarecimentos ! Boa tarde !

Radioamadores e não poderá ser considerado SPAM. Esta mensagem está de
acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens. Qualquer
mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor que
deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser movido da lista. Para ser
removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a
palavra "Remover" no Assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu;
Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu.)