ARLA/CLUSTER: Re: APRS Analogico.

Carlos Nora carlosnora.ct1end gmail.com

Prezado Colega

O autor do APRS aconselha e tal como eu, o seguinte:

A Escolha da Temporização do Beacon

Todos nós, quando configuramos a nossa estação de APRS, temos de
escolher o intervalo de tempo que separa o envio automático de cada
beacon.

É muito importante que se perceba o seguinte:
· Cada beacon enviado por uma estação vai ser retransmitido por uma
longa cadeia de repetidores digitais.
· Cada vez que um repetidor retransmite um beacon ele fica incapaz de
receber ou de transmitir outros pacotes de APRS.
· Retransmissões constantes causam o congestionamento da rede de APRS.
· O congestionamento da rede de APRS é algo que nos afecta e prejudica
a todos como utilizadores da rede.
· O congestionamento da rede de APRS manifesta-se sobretudo através
dos seguintes factores:
1. Incapacidade de colocar o seu beacon na rede.
2. Incapacidade de receber beacons de outras estações de APRS.
3. Incapacidade de enviar mensagens para outras estações.
4. Incapacidade de receber mensagens de outras estações.

Temporização para Estações Fixas

• Envie o seu beacon de posição de 30 em 30 minutos.
• Envie o seu beacon de status de 30 em 30 minutos.

Temporização para Estações Móveis

• Envie o seu beacon de posição de 5 em 5 minutos. Nunca use
intervalos de tempo inferiores a 3 minutos.
• Envie o seu beacon de status de 30 em 30 minutos. Nunca use
intervalos de tempo inferiores a 15 minutos.

Obs. A temporização do beacon de posição tem de ter em conta o tráfego
da zona, potência do equipamento a utilizar, muitas vezes 5 minutos é
muito longo se vai em andamento e não consegue ser digipitado.

73 Carlos Nora, CT1END
NNNN