ARLA/CLUSTER: 25 de Abril de 1974

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega José

No 25 de Abril, eu ainda estava a dar os primeiros passos na emissão.
Lembro-me que nessa manhã estava com aulas de oficinas de electricidade, na
escola industrial e comercial de Castelo Branco. Nesse mesmo dia, nessa
aula, construi a bobine de 80m daquele que iria ser o meu primeiro emissor,
e com o qual tive direito ao indicativo de CT4RK.

Quanto às comunicações, só não escutava quem não queria, pois eram feitas em
AM e CW, e mesmo as que eram feitas em FM eram em banda baixa, perto dos 87
MHz e havia muitos musiqueiros que as recebiam, especialmente a BT.

Os postos da policia e GNR, trabalhavam em AM na parte alta dos 80m e todos
os dias ao cair da noite lá estavam eles a nivel nacional a enviarem
serviço. A BT tambem tinha alguns postos que trabalhavam em onda curta em
AM, principalmente entre destacamentos. Havia alguns postos junto das
estradas, que estavam equipados com um simples emissor de 15 watts que
trabalhava lá por volta dos 4MHz, e que ainda me lembro de ver o isolador de
porcelana no vidro das janelas, de onde saia o fio unico que ia ligar à
parte horizontal da antena. Eles usavam invariavelmente uma hertz window com
baixada de fio unico a 1/3 da antena (a versão antiga das nossas windows). O
emissor era se não estou enganado uma coisa parecida com um "SAILLOR"
maritimo, era pequeno, e costumava estar pendurado na parede. O microfone e
altifalante era um punho telefonico normal, que se colocava de lado num
suporte como se fosse um telefone de moedas. Alguns tinham um altifalante
exterior para se escutar quando estavam afastados. Toda a maneira era um
emissor receptor muito simples, e tudo leva a acreditar que teria menos de
meia duzia de vávulas.

Os carros da policia, os celebres "carochas" tambem tinham um posto móvel em
AM que trabalhava perto dos 80m, e estavam equipados com uma monstruosa
antena, com uma bobine de carga ao meio e que devia ter uns 6 ou 7 metros de
comprimento. Na altura eu tinha 14 anos e costumava escutar as comunicações,
que se ouviam bem até num RX de galena.
Para terminar, lembro-me de que na aula, o mestre de oficinas, que tinha um
musiqueiro a dar as noticias, nos dizia sem se cansar que não
acreditasse-mos naquilo, (noticias sobre o golpe de estado) porque devia ser
tudo mentira  No entanto depois ele foi um dos que se fartaram de subir
degraus à custa do 25 de Abril, sem ter lá muita competencia. Os chamados
"oportunistas".

73 de CT4RK

Em 25/04/08, José Luis Proença (CT2GZB) <ct2gzb  netcabo.pt> escreveu:

>  Como disse o "outro":
>
> *-Ouve lá, aonde é que estavas no 25 de Abril de 1974?* (eh eh)
>
> -Políticas à parte e apelando à memória dos colegas mais "antigos" (sem
> ser no sentido depreciativo como é lógico) como é que acompanharam, enquanto
> radioamadores, o 25 de Abril de 74?
> **
> *-*É verdade que as comunicações, nomeadamente da GNR foram escutadas em
> VHF? Já ouvi gravações na comunicação social que segundo eles foram gravadas
> por um radioamador, isso é verdade? (gravações essas que são do conhecimento
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).