ARLA/CLUSTER: UK - Primeiro Contacto DSTAR internacional

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 21 de Abril de 2008 - 13:18:34 WEST


Caro Paulo Santos(CT1EWA)

Primeiro do que tudo, os meus mais sinceros parabéns pela a ARAL - Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria ser a primeira a beneficiar em Portugal da modificação do software da ICOM. Efectivamente, um dos mais graves entraves ao mais rápido desenvolvimento do sistema D-Star residia na obrigatoriedade da ligação da gateway por IP Fixo.

Com a disponibilidade da nova versão no fim de Março, primeiro nos EUA e posteriormente na Europa e resto do Mundo, os repetidores D-STAR/GW2 tem agora a possibilidade de utilização por IP dinâmico.

Neste momento, está-se no processo de Up-Grade entre o sistema antigo e o novo. Prevê-se que até ao fim do próximo mês de Maio todos os repetidores D-star a nivel mundial tenham realizado esta importante passagem, sendo de momento já possível visualizar os "novos" repetidores no site "GW2 Status-2 Gateways Registered and Accepted" em: http://dsync.dstarusers.org/GW2Status.pl . De realçar que qualquer utilizador registado nestes diferentes repetidores, pode, neste momento, comunicar com Portugal via CQ0DLR/G .

O colega STEVE BOSSHARD(NU5D) é uma das pessoas mais importantes a nível mundial na divulgação do sistema D-Star, sendo o principal moderador da lista D-Star * Digital em: http://groups.yahoo.com/group/dstar_digital sendo recomendável a todos os utilizadores e particularmente aos responsáveis técnicos do repetidores D-STAR a sua inscrição e acompanhamento deste site. Alias, a modificação nos primeiros indicativos dos repetidores D-Star em Portugal foi proposta por ele, devido a um problema de configuração e só foi descoberto posteriormente ao pedido á ANACOM.

Estamos á beira de mais uma revolução e neste caso completamente digital no radioamadorismos, particularmente em VHF e UHF, em FM e é bem verdade que Portugal está graças, aos investimentos realizados e a realizar pelas suas diferentes associações nacionais promotoras do D-Star, na vanguarda. Ao nível europeu e com as promessas de montagem para breve de mais repetidores D-Star nacionais estaremos entre os primeiros 3 países mais desenvolvidos nesta área, claramente á frente da Espanha e França.

Concordo contigo Paulo, e neste caso devemo-nos orgulhar "Porque nós somos poucos, mas muito bons!".

João Costa
CT1FBF



_______________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of ct1ewa
Sent: segunda-feira, 21 de Abril de 2008 10:31
To: Cluster Arla
Subject: ARLA/CLUSTER: UK - Primeiro Contacto DSTAR internacional



A estação G7LWT estabeleceu hoje o primeiro contacto externo ao seu país no modo DSTAR.

Conectado ao CQ0DLR  esta noite tentou o contacto com CT1FFU sem sucesso, o mesmo se teria passado durante o dia de ontem na sua tentativa de me contactar enquanto mantive QSO com NU5D no mesmo repetidor ( ao fim da tarde por mais de 60 minutos).

Hoje pelas 8h20 estabelecemos contacto, em excelentes condições por cerca de mais de 30 minutos, ficando assim registado como o 1º contacto internacional em DSTAR do Reino Unido (segundo inf. do G7LWT) e seguramente 1º contacto entre Reino Unido e Portugal  e vice-versa no modo DSTAR.



Tenho sentido alguma dificuldade em operar e compreender o software DSTAR tanto no IC2820 como no IC-E91, mas por aquilo que me apercebi um dos passos que temos que dar para sermos escutados por estações de outros países é colocar o equipamento a:

- Chamar CQ a estação que nos chama no Gateway

- Colocar o emissor a emitir de modo a receber a mensagem do repetidor em modo Gatway, ou seja: normalmente recebemos a mensagem de retorno do repetidor com a identificação (no caso do dos Candeeiros) CQ0DLR/B. Nestas condições a estação que acede via gateway apenas recebe a nossa mensagem que estamos activos. Ao colocarmos o nosso equipamento a emitir com a função gateway recebemos do repetidor (no caso do dos Candeeiros) a identificação CQ0DLR/G, e nesta situação quem nos chama do outro lado também nos escuta.



Por isso e nesta confusão de ser escutado ou não, de função Gateway ou não, é necessário entre todos os users/Dstar , partilhar os conhecimentos adquiridos (como em tudo deveríamos fazer) no âmbito do DSTAR, aguardando entretanto que rapidamente os outros repetidores DSTAR/GW2 entrem em funcionamento e mais colegas se "metam ao barulho".



Na verdade esta complexidade de funções, modos, registos, indicativos etc, em breve será para nós ultrapassada.



Perguntava-me ontem o Steve NU5D, como é que vocês já têm DSTAR e a Espanha não?

Resposta deste "Portuga" : "Porque nós somos poucos, mas muito bons!"



73's

CT1EWA

Paulo Santos











Mais informações acerca da lista CLUSTER