Re: ARLA/CLUSTER: Interferências PLC

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega Paulo

O sistema de PLC, assim como sistemas de wireless, e afins, apesar de no
site da ANACOM não encontrar um quadro legal para os incluir. Poderão
eventualmente  serem considerados em principio como  SRDs (short range
device). Como tal, só podem funcionar se não interferirem com serviços
autorizados por licença, e devem aceitar interferencias mesmo que estas
causem o não funcionamento do serviço. Como tal, não podem os detentores de
tais equipamentos reclamarem de interferencias, não podendo por outro lado,
usarem tais equipamentos, se causarem interferencias noutros serviços.
De toda a forma, gostaria de se algum colega souber, que me diga onde no
site da ANACOM existe legislação sobre a TV por cabo ou PLCs etc!....Ou
então, em que tipo de equipamento estes "ditos" se inserem!

Quanto ao utilizador do MEOs, Clixs,  ou PLCs, duvido que alguma vez venha a
detectar que está a ser interferido, pois as interferencias não são como nos
equipamentos analógicos, em que nós vemos "ondas" na imagem.. Aqui, o que
acontece é a degradação do SNR e por sua vez o aparecimento de dropouts, que
se manifestam por aparecimento de "quadradinhos" na imagem em pequenas
interferencias, até ao congelamento e distorção total da imagem, e por fim o
não funcionamento do equipamento por bloqueamento do frontend do receptor de
PLC. Acredito que os proprios PLCs possam interferir uns nos outros. Se
acontecer não transmitirem enquanto escutarem outro PLC, vai acontecer que
fica tudo lento e deixa de ser eficiente.
Mais uma vez acredito que esta tecnologia não vai em frente, mas até lá
ainda vai chatear muito.

73 de CT4RK

2008/4/14, Paulo Fernandes <pmafer  gmail.com>:

> Bela solução!!! O único problema é que se o utilizador de PLC for dar
> conta que está a ser interferido, junto da ANACOM, estou a antever
> algumas dificuldades por parte dos fiscalizadores a seguirem as linhas
> de BT até à fonte da dita "interferência"...
>
> 73's para todos
>

> Paulo Fernandes
> CT01135

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).