ARLA/CLUSTER: ...mas o que é isto!?

ct1ewa ct1ewa gmail.com

Colegas

…encontro-me momentaneamente ausente do nosso país e tenho observado  com
alguma relativa atenção a (tradicional) polémica do “novo” ( !!???!!!???)
regulamento de amador.

Como radioamador sinto-me no direito de uma vez mais, opinar  sobre este
assunto.

Reconheço que alguns dos contestatários são além do mais….radioamadores
bastante válidos e com espírito, mas um pouco acomodados e desconhecedores
dos seus limites.

Quando queremos algo conseguimos!

Temos de interiorizar esta máxima e acreditar nas nossas capacidades!

Permitam-me no entanto antecipadamente esclarecer o seguinte:

·         Fiz exame como radioamador da classe C (permitia na época operar
todas as bandas, com restrição em alguns modos e na potência de emissão e
não possuia habilitação a morse.

·         Alguns meses depois  atribuíram-me administritivamente a classe B
com Morse, alterando-se em relação ao passado, a habilitação a morse.

·         Tenho actualmente a classe A, após aprovação em exame para esta
classe.

Mais que saber quantas classes vamos ter, ou qual a “cor e/ou a letra ou o
número que a define”, à que fazer uma reflexão pessoal sobre o que queremos
para o radioamadorismo  e como queremos estar no radioamadorismo!

Tudo na vida tem (infelizmente) que ser obtido com:  esforço, dedicação,
entusiasmo, honestidade, interesse e aplicação!...

Na minha opinião pessoal,  o radioamadorismo é, para além do mais:

·         Uma actividade para todos os cidadãos que querem ser amadores de
rádio

·         Uma actividade com objectivos

·         Uma actividade que permeia  o esforço e a dedicação ( pessoalmente
ou em grupo)

·       Uma actividade científica e desportiva, nunca recreativa.

·       Uma actividade com regras, leis e objectivos

Por isso nunca poderei estar de acordo com o que se passa em Espanha, nem
tomar por modelo isso!

Em outros tempos a entidade reguladora, permitia a quem tinha “adversidade”
ou dificuldade ao CW,  prestar outra prova técnica no lugar do CW, para
obtenção da Classe A!

Retome-se se necessário,  este modelo!

Estarei sempre contra qualquer alteração e lutarei contra tudo que torne  o
radioamadorismo um serviço de comunicações sem identidade, princípios e
objectivos!

Não reconheço o serviço de amador e amador de satélite à  imagem do que nos
seus desvaneios, o “Joãosinho” (CT1FDN) muito calorosamente demonstrava e
reportava :

- o “joãozinho”já não é “rádio-amador”! Fui lá fazer o exame de novo e fiz
cruzes em todas as respostas…. Eles que escolham a que está certa e dêm-me a
carta ao Joãozinho!

Caros colegas

… acima de tudo esforcemo-nos mais um pouco pelo nosso conhecimento!

73’s

CT1EWA