From: "João Gonçalves Costa" <joao.a.costa  ctt.pt>
To: "'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'" <cluster  radio-amador.net>
Sent: Friday, April 04, 2008 7:36 PM
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: " Todos diferente, mas só alguns, iguais."
resposta ao CT2IFT.

Caro Miguel - CT2HRB

Não, tens vários erros, diria de palmatória, na tua pergunta.

A licença CEPT é passada a todos os amadores nacionais das categorias A ou B
com ou sem Morse pela portuguesíssima ANACOM - Autoridade Nacional de
Comunicações, o que em Espanha te permite operar quase tudo e mais alguma
coisa e sem restrições, visto que em Espanha, não existem nem categorias nem
classes, actualmente. (não faço qualquer juízo de valor, é só uma
informação, e limito-me única e exclusivamente ao facto e ás suas
implicações em Portugal)

Ora, diz o "famoso" Decreto-lei 5/95;

"Licença de estação de amador CEPT: documento emitido nos termos da
Recomendação T/R 61-01 da CEPT, que permite ao seu titular utilizar uma
estação de amador, móvel ou portátil; "

Artigo 9. º
Licença de estação de amador CEPT

Ao titular de uma licença de estação de amador nacional pode ser atribuída
uma licença de estação de amador CEPT, mediante requerimento dirigido ao
ICP, para o efeito.
-------------------------
Antigamente a Licença CEPT tinha duas Classes, 1 e 2 e as respectivas
restrições, actualmente, já não existem aqui quaisquer classes, para a
licença CEPT, "vide in" site da ANACOM, em :
 http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=170522:

"Licenças CEPT

A licença CEPT (Conferência Europeia das Administrações de Correios e
Telecomunicações - CEPT), emitida nos termos da Recomendação CEPT T/R 61-01,
permite a utilização de estações de amador em territórios de países da CEPT
durante visitas de curta duração.

Da revisão de 2003 desta Recomendação resultou a adopção de uma classe única
para a licença CEPT, em substituição das anteriores "classe 1" (com
equivalência para as categorias A e B com Morse) e "classe 2" (para a
categoria B sem Morse), pelo que todas as licenças CEPT emitidas a partir de
15 de Setembro de 2005 têm, na categoria e classe, a referência "REC. T/R
61-01 (Nicósia 2003)".

As licenças anteriormente emitidas mantêm-se válidas e só serão emitidas
novas caso haja alterações ou renovações.

A categoria C continua a não encontrar equivalência na licença CEPT. "

------------

Dirias.....Grande Azar dos CT5, mas não está tudo perdido, mesmo para esses,
um dia explico como ter a categoria A em Portugal, sem fazer mais exame e
legalmente.

Se fizesses essa pergunta no exame, dava chumbo, " Mas para se obter a
licença CEPT de Espanha não tem que ter-se residência em Espanha ?"

Eu precebo o que queres, mas se fores residir para Espanha, ai, tens é de
solicitar á tua administração nacional, ANACOM, o certificado HAREC.

Não á como viver na União Europeia " Todos diferente, mas só alguns,
iguais." acrescento, "mas só para os que sabem ".

João Costa
CT1FBF