RE: ARLA/CLUSTER: Interferências por PLC

Quinta-Feira, 3 de Abril de 2008 - 18:22:43 WEST

Caros Pedro, Carlos e restantes colegas.

Pela publicidade "Altamente Agressiva" a que ontem assistimos nos "prime time" antes, durante os intervalos, e depois dos telejornais, bem me parece que dentro em breve vamos ter muitas interferências entre o 3 e 30 MHz.

Não me recordo de alguma vez em Portugal, ver nos 3 canais(RTP1, SIC e TVI) ao mesmo tempo e com aquela duração, sair o mesmo "spot " publicitário sincronizado. Dá para ver, que pelos elevadíssimos custos envolvidos, o promotor aposta muito forte na campanha e na conquista de mercado.

Somente chamar a vossa atenção, que o sistema em questão, denominado MEO (Homegateway + Meobx`s), não é comercializado pela ZON Multimédia (ex-PT Multimédia, resultante do spin-off do grupo PT, e que era e é, mais conhecida ainda como TV CABO), mas sim, directamente pela PT (Portugal Telecom).

São actualmente, dizem-se, duas empresas TOTALMENTE independentes e concorrentes no mesmo mercado.

De salientar, que a MEO, oferece aos seus clientes várias soluções para a instalação domestica, sendo uma delas o PLC e informa no seu site, perante a pergunta, "VIRTUAL"...!
" A solução de rede PLC (via rede eléctrica) instalada em minha casa é segura? "

RESPOSTA;
"Sim, a solução de rede PLC que é instalada em sua casa cumpre as directivas de segurança definidas pela entidade que regula este tipo de equipamentos - UPA (http://www.upaplc.org) - e pode ser utilizada em ambientes domésticos sem qualquer tipo de problemas."

E ainda, dizem mais;
"De acordo com os testes rigorosos realizados antes da adopção deste tipo de equipamentos, também não se detectou qualquer interferência com outros equipamentos domésticos que existem habitualmente em nossas casas.
Para saber mais sobre esta tecnologia, a ANACOM disponibiliza também informação neste site ( http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=177186&contentId=351137 ). "

Acho que mais comentários são desnecessários.

Somente desejar boa sorte para os colegas, da categoria B sem Morse, que se preparam para fazer o exame de CW para poderem operar fonia, nos 10, 15 e 20m...aprecem-se, antes que seja tarde...! como diriam os Gatos Fedorentos.

João Costa
CT1FBF