ARLA/CLUSTER: Nova tabela de VE7BQH sobre 4 antenas Yagi para EME

Prezados Colegas,

O conceituado radioamador canadiano Lionel Herbert Edwards (VE7BQH) acaba de actualizar, 7 de Setembro de 2007 a tabela "VE7BQH G/T Chart" sobre o enfasamento de 4 antenas Yagis diversas, disponíveis mundialmente para EME (Reflexão Lunar), recorrendo ao programa informático "YAGI ANALYSIS 3.54" de Goran Stenberg (SM2IEV).

Um dos mais importantes factores que define o rendimento de qualquer antena direccional é a relação G(Ganho) / T (Temperatura). Basicamente, quanto Menor seja o resultado, Melhor.

Para ser calculado, devem ser inseridas o mais rigorosamente possível as dimensões de cada antena ou conjunto de antenas num programa complexo de analise computacional.

Relembro aqui uma explicação deste importante factor dada pelo colega José Carlos Silva (N4IS-PY2DP) no artigo "Entendendo Weak Signals" que já foi publicado nesta Lista:

"..quanto maior é o Ganho e quantos Menos lóbulos secundários tiver a antena, Melhor.

O "G/T" é a relação Ganho / Temperatura da antena, e esse valor, na prática, só pode ser calculado por computador e está disponível no trabalho do VE7BQH, que pode ser encontrado vários web sites.

Este trabalho ajuda o radioamador na escolha do melhor projecto de antena.

Visite o site abaixo.

http://www.vhfdx.net/VE7BQH.html

Vamos tentar entender melhor esse tema. Uma antena omnidireccional recebe ruído de todos os lados, tanto uma vertical como um loop horizontal (antena tipo Halo, omnidireccional, empregue em polarização horizontal). O ganho na direcção do sinal recebido é unitário, porém a antena é extremamente "ruidosa" pois capta muito ruído de todas as direcções. A antena vertical é considerada a pior opção para a recepção de sinais fracos, mas e se empilharmos 4 verticais, poderemos obter alguma melhora ...?  O ganho melhora para até  9 dB's e esse ganho é o mesmo para  todas as direcções, porém a temperatura da antena continua praticamente a mesma e o sinal recebido vai ser "Diluído" no ruído atmosférico vindo de todas as direcções.

Assim, neste exemplo, melhoramos o Ganho mas mantivemos a Temperatura.

É lógico que uma antena omnidireccional tem sua utilidade e é por isso que a utilizamos, pois, por ser omnidirecional, não temos que nos preocupar em orientá-la para a direcção em que o sinal é recebido. Por exemplo, eu gosto muito de  comunicar com muitos amigos durante a manhã usando 144 MHz, mas todos se localizam em diferentes direcções. Nesse caso, eu necessitava apontar a antena direccional  para cada localidade em particular com o objectivo de obter a melhor recepção. Porém, quando a antena estava apontada para uma localidade, os outros colegas quase não conseguiam copiar o meu sinal. Actualmente estou usando uma antena com um G/T muito bom a 30 metros de altura, mas acabo perdendo muitos sinais de DX quando a antena direccional não está apontada para a direcção correcta do DX. Como solução, tive a ideia que fazer um array com 4 loops empilhados e colocá-los  a 18 metros de altura.  Para os contactos locais foi uma óptima solução, posso escutar todos ao mesmo tempo sem problemas e sem ter de andar sempre a rodar o rotor.....

Mas.......existe sempre um, mas!

O ganho do conjunto dos loops empilhados ficou perto de 9 dB .... uma beleza !  Na primeira abertura de propagação eu esperava poder copiar no conjunto dos loops os sinais de DX vindo de outras direcções diferentes para onde a antena direccional não estava apontada. A minha antena direccional a 30 metros e com 15 dB de ganho deveria funcionar 6 dB melhor que os 4 loops, mas.... mas.... SURPRESINHA .
Na primeira abertura Esporádica do ano, eu podia, na Yagi, copiar as estações de DX com S2 e S3; e, para um DX, esses sinais eram muito fortes. Porém, usando os loops ....  nada,.... NADA, .... NADINHA ......... somente quando o sinal do DX chegava a S9 na Yagi é que eu começava a escutar a estação nos loops. E temos que considerar que nesse dia não tínhamos nenhum ruído local - um silencio, pois havia chovido e não tinha nenhum QRM de linha eléctrica.

Os loops foram um investimento caro e nesse caso do DX, totalmente inútil, pois eles só funcionam para o bate papo local. Também fiz o teste ao contrário, transmitindo com os loops e recebendo com a Yagi, e fui sempre muito bem escutado, mostrado que o ganho calculado de 9 dB estava correcto.

A resposta é simples, lembram-se do ruído vindo de todas as direcções captado pelos loops ....pois estes ruídos abafam completamente os fracos sinais vindos de duas ou três direcções.

A conclusão é que se você quiser ter sucesso com sinais fracos é recomendado você ter uma antena direccional  moderna, projectada por computador depois dos anos 90, ou o mais actual possível. Lembre-se do que dissemos; quantos menos lóbulos secundários tiver a antena, melhor.  Ora isto é muito difícil de calcular e verificar sem um bom software de computador. "
Existe também disponível no site: http://www.bigskyspaces.com/w7gj/longyagi.htm um projecto idealizado pelo Lionel (VE7BQH) e construído pelo Willian (W0PT) sobre uma antena Yagi "PORTÁTIL" com 32,349 mts de boom( não é engano, é mesmo mais de Trinta e Dois metros de Boom) com 43 Elementos.

                     _\\|//_
                     ( o o )
                      73 de:
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa