ARLA/CLUSTER: Ajuda Antena de Fio

ct1fuh ct1fuh sapo.pt
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007 - 21:58:05 WEST

Olá Colega Gomes.

Uso uma antena em L invertido segundo um esquema do António Sá CT1EEB.
Tenho trabalhado com ela em 160 metros, essencialmente em CW com dezenas de entidades DXCC confirmadas.
Poderá tirar o esquema em:

http://www.rep.pt/pdf/antena_l_invertida_160m.pdf

Um abraço,
bom fim de semana e bons contactos.

CT1FUH  Paulo Sousa

Gouveia /  Portugal
  ----- Original Message -----
  From: Gomes
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Friday, September 21, 2007 6:54 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: Ajuda Antena de Fio

  Boas
  Caros colegas na tentativa de fazer uma antena para utilizar nos 160 metros estendi um fio não sei exactamente o comprimento ( foi o que deu) a cerca de 12 metros de altura . Liguei a antena ao meu antena tuner "made in home"  um L-network , a terra foi feita nos arames da vinha mais uns pedaços de fio estendidos pelo quintal, sintonizei a coisa 1:1 de swr com o analisador de antena, tudo OK até aqui .
  Vamos lá experimentar a antena e qual não é o meu espanto e no equipamento de rádio tenho uma taxa de ondas estacionarias superior a 3 .
  Voltei a rever tudo está tudo OK...
  Que diabo se passa com isto ???

  73 CT1HIX Gomes