ARLA/CLUSTER: Excelentes dicas para a steppir.

Quinta-Feira, 6 de Setembro de 2007 - 17:48:59 WEST

Excelentes dicas para o Paulo Sousa e para toda a Lista.

Muito Obrigado, Carlos Neves (CT3FQ), por partilhar a sua experiencia e os seu conselhos.

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Neves (CT3FQ)
Sent: quinta-feira, 6 de Setembro de 2007 17:16
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Nova Antena do Paulo Sousa (CT1FUH)

Atenção aos ventos!

João, tenho uma steppir de 3elementos  há mais de 6 meses que em apenas dois dias e com ventos apenas  de 55Km/h virou-se do avesso.
Os suportes dos motores  de fabrica (housing) não vieram devidamente apertados ( e o manual não diz nada sobre o aperto da housing).

Recomendo também que se proteja a pintura verde da fibra de vidro que fica virada para o sol com algum produto isolante resistente aos UVs
pois os   tubos de  de fibra de vidro já apresentam alguma deterioração
com apenas seis meses de utilização.

Embora não seja uma antena que se dê muito bem com o vento,  estou satisfeito (excepto nos 6m) mas não espantado com os resultados pois  a distancia entre elementos da steppir (reflector, Dipolo, Director) não está optimizada por banda (ainda falta inventar um modo de por os elementos a percorrer o boom :-) )

Na minha opinião é  uma boa "monobanda" de compromisso

73