Re: ARLA/CLUSTER: Ajuda técnica

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2007 - 23:23:49 WET

Caro colega Paulo Santos
Em frente ao meu QTH, ( a 30m das minhas antenas) existem 3 linhas de 30Kv,
pertencentes às industrias locais, que vão para o terminal petrolifero da
APS em Sines. Aqui mesmo, é o terminus dessas linhas, e consequentemente a
sua passagem a linha subterrânea. Nos postes, existem varios isoladores, e
ainda seccionadores de linha e de terra. Se a tudo isto juntar-mos a idade
destes circuitos e a sua proximidade com o mar, logo o seu estado altamente
corroido, misturado com a marsia maritima da noite, que é bastante abundante
na zona, temos um verdadeiro cozinhado de faiscas e QRM (Não QRN, pois QRN
são descargas electricas de origem natural) que afecta todo o espectro até
muitas centenas de MHz. Farto desta situação, reclamei por email junto das
entidades responsaveis pelas linhas, e nem resposta se dignaram a mandar,
talvez por se julgarem "seres superiores". Nova missiva e nada de resposta,
mas desta vez, passada uma semana, uma equipe de electricistas procedia à
limpeza e substituição do material em causa. Foi o sossego durante um mesito
mais ou menos. E vai  que chega o tempo mais frio, mais condensação, e lá
vem o QRM outra vez. ...Proximo passo...ANACOM!...Feita a respectiva
reclamação, fui prontamente atendido, e o caso seguiu os tramines normais.
Conclusão :  Os postes já estão fora de serviço, e colocaram novos
postes,noutro local,  com material mais moderno, e tudo de acordo com as
normas. O QRM até agora desapareceu. Ja é a segunda reclamação que faço este
ano à ANACOM, e só tenho a dizer bem da sua actuação. Foram prontos e
eficazes. Não se esqueça que tem direitos e como tal deve fazer tudo junto
da ANACOM, para os fazer valer.

73 de CT4RK

Em 31/10/07, Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com> escreveu:

> Olá a todos!
>
> Aqui em frente à minha casa, já tive esse problema.
> Exactamente com um candeeiro de iluminação pública.
> Resolveu-se a questão com um telefonema para o responsável do sector
> eléctrico da câmara local, que por acaso é primo de um Colega nosso, e a
> situação em dois dias ficou resolvida.
>
> Por outro lado, e apesar de desconhecer as condições, suponho que seja
> também possivel que um amplificador de sinal de TV aí nas redondezas tenha
> entrado em auto-oscilação, o que como todos nós sabemos faz um "cagarim"
> desgraçado.

> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).