ARLA/CLUSTER: Direitos e deveres de todos os CT

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2007 - 19:27:06 WET

Olá todos!
Meus caros Colegas CT1's, CT2's e CT5's!

Já li, reli e treli, as mensagens e ainda me restam algumas dúvidas.

 A saber:

1.º - Aonde é que se fala, ou se comenta recismos ou preconceitos? - Não
consigo encontrar em lado nenhum quaisquer referências a esse facto.

2.º - Há alguma dúvida de que os actuais "exames" para Amador estão
obsoletos e que a grande maioria dos resultados positivos nesses "exames" se
devem ao facto dos mesmos já irem "encarrilhados" na cabeça de quem os vai
fazer?

3.º - Retirado de http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=170482
"O serviço de amador é um serviço de radiocomunicações que tem por objectivo
a instrução individual, a intercomunicação e o estudo técnico efectuado por
amadores, isto é, por pessoas devidamente autorizadas que se interessam pela
técnica radioeléctrica a título unicamente pessoal e sem interesse
pecuniário."

Perfeitamente esclarecedor!

4.º - Retirado de http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=170482
"As regras de funcionamento de estações de radiocomunicações do serviço de
amador e do serviço de amador por satélite, bem como os direitos e
obrigações dos amadores que operem em território português, são
estabelecidos no quadro legal específico, constituído pelo [image: Indicação
de link interno ou externo. As ligações para sítios externos abrem em nova
janela.] Decreto-Lei n.º 5/95, de 17 de
Janeiro<http://www.anacom.pt/content.jsp?contentId=12524>,
pela [image: Indicação de link interno ou externo. As ligações para sítios
externos abrem em nova janela.] Portaria n.º 322/95, de 17 de
Abril<http://www.anacom.pt/content.jsp?contentId=12529>e pela [image:
Indicação de link interno ou externo. As ligações para sítios externos abrem
em nova janela.] Portaria n.º 358/95, de 24 de
Abril<http://www.anacom.pt/content.jsp?contentId=12545>
."

Mais uma vez, estamos de acordo em que todos somos regidos pelos mesmos
diplomas, regras e regulamentos.
Então porquê haver tratamento diferenciado, sabendo nós que as obrigações
são comuns a todos (CT1, CT2 e CT5), mas que as regras definem três Classes
distintas?
Se alguém não está contente porque não pode operar em 40 ou 80 metros, ou
porque não tem acesso à banda de fonia nos 20 metros, então só tem uma coisa
a fazer:
EVOLUIR - estudar, aprender e melhorar conhecimentos.

Penso que toda esta discussão é filha da anterior "thread" acerca dos
concursos, mas mesmo aí deve imperar o bom senso e sobretudo o cumprimento
das regras pelas quais todos somos regidos.

Fazendo um parentesis, acerca da "batota" nos concursos, só tenho uma frase
proveniente da sabedoria popular:
"A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima"
Ainda aqui há dias vimos nas nossas televisões o caso de uma atleta de Alta
Competição, Norte Americana, confessar em público o facto de que se tinha
"dopado" e por tal facto teria ganho uma medalha de ouro e batido um
"record" do Mundo.
De que servem os 5 minutos de fama, comparados com o resto de uma vida de
humilhação e descrédito no mundo desportivo?

Cumprimentos a todos

Salomão Fresco
CT2IRJ