Re: ARLA/CLUSTER: utilização de frequencias nos contests

Miguel Teixeira ct3ia77 gmail.com
Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2007 - 15:09:38 WET

Boa tarde colega,

A sua pergunta é oportuna, e não sendo provavelmente a pessoa mais
indicada para fornecer explicações, vou tentar fazer ver o ponto de
vista que tenho.

Participo numa equipa de concursos portuguesa, com o indicativo CQ9K,
muitas vezes independentemente da banda em questão, as equipas tentam
encontrar o seu espacinho livre de qrm, para potencializar ao máximo o
numero de contactos, caindo muitas vezes em faixas de frequencia
utilizadas em diversos modos de transmissão.
Dou um exemplo prático, durante este fim de semana, estava a trabalhar
na estação de 20 Metros, na frequência de 14.228, por algum tempo
apenas escutei outros colegas a fazer os contactos em fonia, até ao
momento em que apareceu uma estação para fazer SSTV. Eu sei que estava
num segmento que habitualmente é utilizado para efectuar SSTV, eu
próprio já o fiz, no entanto penso que se todos nós tivermos moderação
e abdicarmos 1 fim de semana no ano, ou 2 fins de semana ( WW e WPX),
não vamos deixar de ser felizes, nem tão pouco deixar de efectuar os
contactos do dia a dia que nos preenchem o tempo.

Na minha opinião, quer os utilizadores de CW devem ter um pouco de
compreensão quando existe concursos em fonia, e, a banda de CW pode
ser parcialmente ou totalmente ocupada com estações em fonia, do mesmo
modo os utilizadores da fonia devem ter compreensão quando existe
concursos de CW e as estações ocupam espaços destinados a outros
modos.

73s e um abraço,

Miguel Teixeira - CT3IA
Membro da equipa Madeira Team
madeirateam.net - CQ9K, CQ9S, CT9M, CT9D, CT3YA