RE: ARLA/CLUSTER: utilização de frequencias nos contests

Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2007 - 15:06:11 WET

Caro colega Amadeu Rosa(CT2HGL),

A resposta é claramente, NÃO;
Não se pode utilizar toda a banda mesmo aquelas frequências que são de uso exclusivo de grafia, aquando dos "contestes".

Infelizmente e no caso dos concursos, muitos não respeitam as normas "segundo o planos de Banda recomendados pela IARU" ou no próprio regulamento do concurso, essa norma não existe.

Portanto, além de transgredirem o próprio regulamento interno de cada pais, estão a transgredir as normas dos concursos e as recomendações da IARU.

Na minha modesta opinião, e conforme existe no regulamento em muitos concursos, isto era mais que suficiente para DESCLASSIFICAÇÃO imediata.

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of amadeuct2hgl  sapo.pt
Sent: segunda-feira, 29 de Outubro de 2007 14:47
To: Grupos - ARLA Cluster
Subject: ARLA/CLUSTER: utilização de frequencias nos contests

Esta é a primeira vez que escrevo. Gostaria de saber se quando dos "contestes" se pode utilizar toda a frequencia mesmo aquelas que são de uso exclusivo de grafia. Porquê?  Bom, é que neste fim de semana, qualquer banda que se tentasse  escutar, estava  ocupada pelos "contesteiros". até aqui tudo bem, o que achei estranho foi ouvir QSOs
  em fonia nos 7,012, 7.018, 7.030, 32 38, nos 20 mts abaixo dos 14,100. Estara isto certo? Agradeço a quem souber que me explique. 73 para todos  Amadeu Rosa ct2hgl