ARLA/CLUSTER: QSO em 2m via EME

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2007 - 13:51:49 WEST

OLá Caros colegas.

Sabado passado enquanto testava uma antena Yagui acabada de fazer, decidi apontá-la  para a lua e monitorizar os QSO's que por lá andavam.

Todos sabemos dos constantes MW's que circulam entre a Terra e Lua. por isso estava confiante em captar uma ou outra estação mais potente.

Não demorou muito a ter no " spectrum" um sinal bem nitido de um CQ do colega W5UN que me chegava com o fantastico sinal -20 db (menos) e com um ouvido atentos lá se ouvia claramente os tons de JT65A.

Um pouco atrevido, tentei responder-lhe, sabendo que era quase impossivel ele me escutar pois apenas dispunha de 100 e uma antena de 3 WL's.

Qual foi o meu espanto que recebi de emediato a resposta  " CT1FFU W5UN EM23 OOO " e completamos o QSO em apenas 4 sequencias.

Raios, que fiquei estonteado, isto ia contra todas as regras de EME, agora  já é possivle EME em QRP  hi hi.

Fui á net procurar informação sobre este colega o DAVE . W5UN , e ao ver o seu site compreendi então que o mérito estava todo do lado dele.

De facto as condições de tabalho que ele tem são impressionantes.  http://web.wt.net/~w5un/

Dave consegue facilmente um QSO com quem tenha apenas 100W e uma Yagui com ganho decente
o seu Yagui Array é gigantesco.

Isto é capaz de ser muito interessante para quem quer testar as suas antenas ou esperimentar um contacto via reflexão lunar .

Se sabe usar o WSJT tem 100w e uma yagui com pelo menos 2WL ( comprimentos de onda)
( 1500W PAR)   pode enviar um email ao Dave e marcar um Sked.

73's de CT1FFU
Matias
Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger com Alertas MSN! É GRÁTIS!
http://alertas.br.msn.com/