RE: ARLA/CLUSTER: CT1UX - Patrono dos Amadores de Rádio portugueses.

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2007 - 08:18:02 WEST


Caro João e colegas, 73s!
 
Na sequência do mail do João meditei longamente e mais uma vez sobre a proposta que surgiu em 2005 por ocasião do I Colóquio de Radioamadores em Almeirim em que um nosso colega, prestigiado Radiomador de longa data, nos apresentou no decorrer da sua palestra.
 
Devo confessar que, embora não tivesse conhecido Carlos Mar pessoalmente, estudei a sua biografia, a sua obra e a sua vida com a ajuda de diversa documentação, de depoimentos de colegas radioamadores que com ele privaram ou contactaram e por pesquisas que fiz na net onde se podem encontrar muitas referências à sua vida e obra.
 
Achei, muitos acharam, que a nobreza, o carisma, o trabalho desenvolvido por Carlos Mar ex CT1UX e CR6CH durante toda a sua vida merecia muito mais que uma simples memória.
 
Infelizmente alguns, muito poucos, detentores ou usando indicativos de radioamador, não sei se embuídos pelas suas opções politico-partidárias, se pela ignorância pura e simples, se pela falta de cultura e respeito pelos outros, encetaram uma série de ataques pessoais ao proponente através de mensagens num fórum, dirigiram-se e ofenderam directamente a própria família de Carlos Mar, entre outras tropelias que pessoalmente considero inadmissíveis. 
 
Isto obrigou a que o proponente suspendê-se a proposta e que eu próprio e durante quase dois anos me mantivesse em silêncio sobre este assunto. A mágoa que muitos sentiram, não pela eventual contestação que devidamente fundamentada e sustentada até  fosse possível ter sido apresentada e aceite, mas sim pelos modos poucos educados e sem qualquer suporte técnico e cientifico de contestação.
 
Óbviamente que embora pretenda que recapitulem o processo, esta minha conversa agora tem um objectivo, que sublinhe-se é simplesmente histórico, reafirmo para não haver dúvidas, simplesmente histórico. 
 
A história do principio do fim do Observatório Astronómico da Mulemba fundado pelo radioamador CT1UX e CR6CH Carlos Mar Bettencourt de Faria, começa com o abandono, descolonização ou como lhe queiram chamar, eu simplesmente o designarei por facto histórico. 
Aliás, com actual passagem de um programa na televisão sobre este facto histórico, penso vir a propósito o documento que segue em anexo e que considero uma preciosidade. Marca na realidade e na minha opinião o principio do fim da Mulemba e corresponde ao reconhecimento daquela obra embora com  o desfecho que todos conhecem e com um total desprezo pelo Homem que ergueu tão grandiosa obra.
 
Leiam por favor  a "Nacionalização do Centro Espacial da Mulemba", só vos peço que não inundem esta lista com comentários sobre o documento em si porque como compreenderão não é esse o objectivo.
 
Obrigado ao João Costa por ter despertado o assunto,  73s!
 
Sílvio Leiria
CT1BPT
 
PS: Ah, se por qualquer razão me quiserem tratar mal usem o email ct1bpt  netcabo.pt
________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: qua 03-10-2007 15:39
Para: CLUSTER (cluster  radio-amador.net)
Assunto: ARLA/CLUSTER: CT1UX - Patrono dos Amadores de Rádio portugueses.



Prezados Colegas,

È sempre bom dar a conhecer aos principiantes, que o radioamadorismo português têm mais de 100 anos de existência e entre nós á memoria e história.

Pela sua obra e vida, não tenho a mínima duvida:
Carlos Mar Bettencourt Faria ex-CT1UX e ex-CR6CH.

Veja mais sobre este GRANDE VULTO do radioamadorismo português em:
http://www.radioamadores.net/patrono_rad_CT1UX.htm

                 73 de:
  ***************************************
     CT1FBF / João Gonçalves Costa
     QRA-Locator : IM58kq
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
     E-mail and Adress, see in:
     www.qrz.com
     QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
  ***************************************

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


-------------- próxima parte ----------
Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : não disponível
Tipo : application/ms-tnef
Tam  : 655586 bytes
Descr: não disponível
Url  : http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20071018/06433049/attachment.bin


Mais informações acerca da lista CLUSTER