ARLA/CLUSTER: Informações específicas e IMPORTANTES sobre o JOTA e JOTI (vide em: www.aep.pt)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 16 de Outubro de 2007 - 12:44:25 WEST


[http://www.aepdigital.org/site/images/radioscouting.jpg]
2006-09-20 21:17:51
Informações específicas sobre o JOTA (Artigo actualizado em 12/10)



......................................................................................................................




Esta parte da informação destina-se exclusivamente à participação no JOTA.

Em relação aos últimos anos mantêm-se os procedimentos habituais de abertura e fecho, a saber:

1. A estação da Federação começará a chamar às 23h30m do dia 20 de Outubro. A chamada será feita por ordem alfabética dos indicativos especiais<http://www.aepdigital.org/site/downloads/listagem%20final%202006.pdf> . Depois de chegar ao fim da lista, volta a chamar as estações que não tenham respondido na "primeira volta" e depois outras estações sem indicativo especial poderão também assinalar a suia presença. A actividade iniciar-se-á formalmente com as intervenções do Escoteiro Chefe Nacional da AEP, Chefe Nacional do CNE e Comissária Nacional da AGP (por esta ordem).

2. Idêntico procedimento será adoptado para o encerramento oficial a partir das 17h do dia 22 de Outubro.

3. As frequências de abertura e fecho serão +/- 3.710 Mhz (80 metros) ou +/- 7.080 Mhz (40 metros), dependendo das condições de propagação nestas bandas.

4. Como tem sido usual, os Escoteiros estão autorizados a comunicar de viva voz durante o JOTA. A autorização da ANACOM está aqui<http://www.aepdigital.org/site/downloads/Autorizacao%20ANACOM.pdf>.

5. Os contactos ao longo do fim-de-semana podem fazer-se em todas as frequências do serviço de amador mas será mais fácil encontrar estação escotistas próximo destas frequências:

[http://www.aepdigital.org/site/images/frequencias%20escotistas.jpg]

6. Interferências nas comunicações do JOTA<http://www.aepdigital.org/site/downloads/interferencias%20no%20JOTA.pdf>

7. Este ano as duas grandes novidades são a "canção via rádio" e o Echolink.

Quanto à canção, as regras estão descritas na circular 1<http://www.aepdigital.org/site/downloads/JOTAJOTI%20info%20edit.pdf> e a melodia está aqui<http://www.aepdigital.org/site/downloads/49th%20JOTA%20song.mp3>.

Quanto ao Echolink, uma explicação sobre o que ele faz e como configurar está aqui<http://www.aepdigital.org/site/downloads/anexo2%20echolink.pdf> e o programa pode ser descarregado em www.echolink.org<http://www.echolink.org/> . O radioamador responsável pela estação precisa de enviar um comprovativo da sua licença para o serviço do Echolink (isto pode demorar uns dias a validar pelo que devem fazê-lo tão rapidamente quanto possível).

MUITO IMPORTANTE:

Apesar de o programa Echolink em si mesmo permitir a ligação de rádios à internet, essa função não está autorizada em Portugal. Assim, a utilização do Echolink durante o JOTA deve ser feita apenas no modo de comunicação via internet entre computadores de forma idêntica a outros programas de Voip. A grande diferença é o facto de o Echolink nos permitir fazer uma pesquisa interna e detectar estações de escoteiros a participar no JOTA em todo o mundo.

8. O JOTA via satélite

Para as estações com condições para operar via satélite, informo que o satélite de radioamador AO-51 terá activos dois repetidores de FM para serem usados durante o JOTA.
FM Repeater, Uplink: 145.920 MHz FM, 67 Hz PL Tone
Downlink: 435.300 MHz FM

Só para estações QRP-JOTA
FM Repeater, Uplink: 145.880 MHz, Sem PL Tone
Downlink: 435.150 MHz FM

9. Como sempre estão aqui disponíveis alguns documentos de apoio para a sala do rádio. Peçam ao radioamador para vos ensinar o que tudo isto significa:

Termos radioamadorísticos<http://www.aepdigital.org/site/downloads/termosradioamadoristicos.pdf>  Código fonético<http://www.aepdigital.org/site/downloads/Codigofonetico.pdf> Prefixos dos países<http://www.aepdigital.org/site/downloads/Prefixospaises.pdf> RST<http://www.aepdigital.org/site/downloads/RST.pdf>

Código Q<http://www.aepdigital.org/site/downloads/CodigoQ.pdf>  Código J<http://www.aepdigital.org/site/downloads/Codigo_J_2005.pdf> Impresso para registo de contactos<http://www.aepdigital.org/site/downloads/Folha%20Contactos%20JOTA2006.pdf>

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[http://www.aepdigital.org/site/images/internet.jpg]
2006-09-22 23:42:35
Informações específicas sobre o JOTI (Artigo actualizado em 09/10)



......................................................................................................................




Esta parte da informação destina-se exclsivamente à participação no JOTI.

Este ano a participação no JOTI far-se-á através dos canais da Scoutlink (www.scoutlink.net<http://www.scoutlink.net/>). Aí têm a possibilidade de trocar ideias com escoteiros de todo o mundo, escolher a língua em que querem comunicar e claro, encontrar também falantes da nossa língua no canal #portugues.

As instruções de instalação do mIRC e de configuração do programa para aceder aos canais da Scoutlink estão aqui.<http://www.aepdigital.org/site/downloads/Anexo1%20Config%20Scoutlink.pdf>

O impresso para registo dos contactos está aqui<http://www.aepdigital.org/site/downloads/Folha%20Contactos%20JOTI2006.pdf>.

Mais informações genéricas acerca da actividade estão disponíveis em www.joti.org<http://www.joti.org/> (traduzidas para português, do Brasil).

Como sempre, qualquer dúvida relacionada com o JOTA-JOTI deve ser colocada através do email jotajoti  escoteiros.net<mailto:jotajoti  escoteiros.net> ou pelo 938427565



Registos para contactos:

JOTA: http://www.aepdigital.org/site/downloads/FolhaContactosJOTA2007.xls

JOTI: http://www.aepdigital.org/site/downloads/FolhaContactosJOTI2007.xls
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20071016/70b6a51d/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER