ARLA/CLUSTER: Off Topic: Congelar a fase de Vénus, observar Portugal a partir de Portugal e ver uma estrela ser tapada.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2007 - 10:12:29 WEST


O Céu na semana 42: Congelar a fase de Vénus, observar Portugal a partir de Portugal e ver uma estrela ser tapada.

A escala de temperatura Celsius baseou-se inicialmente nos pontos de evaporação e congelação da água, tendo sido o último definido como 0 ºC.  Porém, basta colocar um recipiente com água num congelador e, desde que não se mexe no recipiente, pode-se constatar que a água não parece querer congelar. Basta um toque ou uma a vibração mais forte do motor do congelador para tornar a água super-arrefecida em gelo. Portanto, a água em repouso parece não ter o ponto de congelação a 0 ºC como manda a definição.

Algo semelhante podemos observar na dicotomia de Vénus. A dicotomia de Vénus é a divisão da face do planeta em duas partes perfeitamente iguais, um lado iluminado, o outro na escuridão. Trata-se portanto de meio-Vénus, a semelhança de meia-Lua (quarto crescente/minguante). Este momento da dicotomia, por definição, ocorre quando o planeta apresenta a maior distância aparente em relação ao Sol (ângulo Terra-Sol-planeta = 90º).

A máxima elongação de Vénus (a oeste do Sol) será no próximo dia 28. O que significa, que neste dia Vénus deve apresentar uma metade iluminada e a outra metade escura. Porém, tal como a água não mostra sinais de congelar conforme pensamos, Vénus tende iludir os observadores, mostrando-se em perfeita dicotomia uma data de dias antes ou depois da altura prevista. Segundo registos históricos este desvio pode chegar a 10 dias.

Como tal, esta semana será um bom ponto de partida para olhar ao nosso planeta vizinho nas horas matinais para verificar o progresso da sua fase. Para facilitar determinar quando a dicotomia é alcançada, pode servir a fotografia ou uma ocular micrométrica. Como substituo, um fio muito fino colocado a frente da lente no interior de uma ocular de grande amplificação pode servir (posicionar o fio de forma a ficar bem nítido...pode ser feito de dia sem telescópio). Para mais informações consulte:
http://ac.astrosite.net/SisSol/planetas/venus/projects/VenDic04.htm

Para o olho nu ou com binóculos, Vénus e Saturno terão a sua maior aproximação aparente nos dias 14 e 15. Apenas 2,5º separam estas duas lâmpadas de posição no horizonte Leste antes do nascer do Sol.

No dia 16, pouco depois do pôr do Sol e sobre o horizonte Oeste, o crescente fino da Lua estará mesmo ao lado (a leste) de Júpiter. Um pouco mais a Sul de Júpiter, a estrela Antares contribui com um toque de vermelho alaranjado brilhante. Certamente é um perfeito enquadramento fotográfico. Se usar uma câmara digital, tente preservar este momento ainda com a luz do dia, mal o Sol tenha desaparecido por baixo do horizonte. Desta forma consegue captar melhor as cores de crepúsculo.

Dois dias mais tarde, no dia 18 às 19:28, Júpiter irá ocultar a estrela vermelha TYC 6811-98-1 (mag. 11). O reaparecimento vai ser mesmo muito perto do horizonte Oeste às 20:45. Se observar o planeta logo que ele sobressai da claridade do céu, a estrela será o ponto de luz mais próximo do planeta (lado leste celeste). Do mesmo lado, mas mais afastado é a lua Calisto, do lado oposto, contado a partir do planeta, alinham-se os seus satélites naturais Io, Europa e Ganimedes.

Sabia que existe um Portugal a voar pelo Sistema Solar?

Uma tarefa exigente e requerendo um bom telescópio com câmara CCD ou semelhante a sugestão da semana é aproveitar a enorme proximidade (conjunção) entre o asteróide número 3933 que dá pelo nome de Portugal e o planeta Marte. A separação mínima é de uns meros 50 minutos de arco entre os dias 14 e 15, com Marte exactamente a Sul de Portugal (mag. 18).
Para mais informações pode consultar:
http://ac.astrosite.net/GX/pj200402/index.htm
Este seria um bom ensaio para preparar o rastreio de Portugal durante a sua oposição em Dezembro.

Até para a semana!

--------------------


Obrigado
newsletter  portaldoastronomo.org




Mais informações acerca da lista CLUSTER