ARLA/CLUSTER: D-STAR transceiver

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2007 - 16:45:47 WEST


Olhem aqui o transceptor que por aqui anda na bancada.
 
cobertura  completa de 160m a 4m   DC até 75mhz  
 
já está e fase de conclusão.
 
http://www.youtube.com/watch?v=IImRK3hsu8Q
 
espero um dia  apresentar um D-star home made tambem  hi hi
 
73's CT1FFU


Date: Fri, 12 Oct 2007 01:09:22 +0100From: radiofarol  gmail.comTo: cluster  radio-amador.netSubject: Re: ARLA/CLUSTER: D-STAR transceiver211!!!...Bonitas "lampadas" tenho aí 2 exemplares para um "puro classe A" quando me der na cabeça de montar um HI FI!...e 813 tabem...ando a montar um PA para HF com 3 ou 4...Ainda estou a pensar. TT21 tb cá cantam uma boa coleção...Bom não sei dizer quantas valvulas tenho por aqui, mas são muitas centenas. Infelizmente as que eu queria não tenho ..Tipo 4-400, ou a 3-500Z e "material" desse tipo. Só umas russas GI7B e ja não é mau! temos que falar mais sobre "latoaria", que isso é qu eu gosto73 de CT4RK
Em 12/10/07, antonio matias < ct1ffu  hotmail.com> escreveu: 


  
Pois é  Colega Mourato.
 
Os seus feitos radioamadoristicos são de facto notáveis e demonstram grande paixão pelo (know how) .
Acho que é mesmo assim de que um amador deve ser, ame ele o que amar.Deve ter conhecimento profundo sobre a coisa que ele ama, no nosso caso a radio ou o radio .
 
Também gosto muito da autoconstrução e desde equipamentos de VHF a amplificadores de potencia, antenas etc. tenho construído e usado, agora mesmo estou a concluir um transceptor de  HF mais 6m e 4m . já está em fase adiantada. 
 
Quando foi pela altura da utilização da banda dos 70mhz,  foi uma situação também parecida porque não havia equipamentos para ela.
Nesta situação, quem os soube fazer (e fomos muito poucos) falou.
Quem não sabia fazer,  mesmo que quisesse comprar, não havia.
Havia transverters em Kits' no estrangeiro mas mesmo esses, não era qualquer um que metia aquilo a sair, mesmo só com a saída do misturador.
Mesmo assim, acho que muitos foram comprados, mas os componentes ainda preservam os seus pinos intactos sem ainda terem visto alicate ou solda.
durante quase dois anos de actividade só lá escutei 5 estações portuguesas, numero muito aquem das licenças emitidas.
 
 
 
Mas agora com o aparecimento  deste sistema a coisa muda de figura.
 
Já não há lugar para o amadores que queimou as pestanas a estudar, nem o que queimou as unhas a soldar.
 
Só para aquele que tem dinheiro para gastar.
 
Confesso que não me importava de comprar um rádio destes, é claro, mas que me iria dar prazer falar com um feito por mim iria.
Em casa gosto de ouvir musica e tenho sistemas comerciais de som, mas o que me dá mais prazer ouvir é um auto-construido a válvulas em classe A com duas 211
E o colega  de certeza que entende bem este feeling  hi hi
 
 Infelizmente isto do D-Star- parece não ser possível , nem para mim , nem para mesmo aqueles com muito mais conhecimentos de que eu. 
Que venham lá então as marcas todas concorrendo umas com as outras e que os preços sejam baixos.
 
 
73's CT1FFU
 

    

Date: Fri, 12 Oct 2007 00:06:41 +0100 
From: radiofarol  gmail.com To: cluster  radio-amador.netSubject: Re: ARLA/CLUSTER: D-STAR transceiverColega Matias Concordo consigo e pela minha parte, apesar de estar curioso em relação ao D-STAR, nunca abandonarei o ferro de Soldar. Fui talvez o ultimo radioamador portugues  a construir em 2004 um genuino emissor de AM a válvulas, com modulação de alto nivel em placa, bem à moda antiga, com miliamperimetros militares em baquelite preta, e que funciona dos 80 aos 10m, com 60 watts e que "orgulhosamente" ligo para falar com alguns "velhos do Restelo", do AM, nomeadamente o colega EA8IT que para quem o conhece sabe da sua "craveira técnica". Isto para não falar nas dezenas de estações dos EUA trabalhadas em 10m, no mais puro AM em 29000KHz aos 29100KHz. Talvez não seja dificil fazer um emissor para D-STAR assim como não é dificil de fazer pra DRM com o software hamdream. o DRM saí da carta de som em fomato de banda base, ( FI de 12 KHz) ja formatadinho , e depois é uma questão de upconverters e amplificadores perfeitamente lineares. Para modular com emissores não lineares. como é o caso dos emissores de broadcasting, do tipo KLAN, a conversa é outra, mas pdemos falar sobre o assunto, pois isso faz parte da minha profissão. É de notar que o D-STAR funciona em GSMK e o DRM em OFDM, mas pelo que eu assim de raspão vi, tem algumas coisas em comum. pena é não haver um "Open source" do software encoder /decoder do D-STAR, pois certamente que possibilitaria muito mais aos amadores entendidos nessa coisa de software, (não é o meu caso), desemvolverem circuitos e sistemas novos, e talvez mais simples No fundo, isto leva-me a crer que anda muito dinheiro por detrás desta historia, pois ao que parece andam já varias entidades alheias ao radioamadorismo a querer este sistema. Vamos ver no que isto vai dar!
 
Em 11/10/07, antonio matias <ct1ffu  hotmail.com> escreveu: 


Não quero parecer um "velho de Restelo" nem de qualquer outro modo parecer retrógrado.
mas esta historia do D-Star é um principio do fim de uma vertente muito importante no radioamadorismo:
a Auto-construção.
Pelo menos parece-me que esta tecnologia não está ao alcance do ferros de soldar do comum dos amadores.
Quem o quiser vai ter de o comprar.
Que eu saiba é a primeira vez que tal é assim no radioamadorismo.
Todos os modos que existem  mesmo os digitais sempre usaram como suporte os modos normais de modulação ( frequência, amplitude ou fase) 
Agora a coisa deu um passo muito distante.
Bom, é a penas um marco histórico, e desejo as maiores felicidades ou sistema. 
mas  era bom que esta tecnologia fosse acessível  a todos , circuitos materiais e software para quem o quiser fazer em casa.
 
73's CT1FFU 


Date: Thu, 11 Oct 2007 23:34:56 +0100From: radiofarol  gmail.comTo: Cluster  radio-amador.netSubject: Re: ARLA/CLUSTER: D-STAR transceiver 
E já agora para quando o D-STAR yaesu?
Em 11/10/07, Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com> escreveu: 
Kenwood TMW-706....Hummmm!!!  Esta "latinha" parece-me muito geitosa! quanto custará por cá, quando houver? 



Back to mainBack to Kenwood/TrioNext mobile VHF/UHFLast modified 2007-07-02 




Kenwood TMW-706 



Type:
Amateur VHF/UHF transceiver

Frequency range:
TX: 144-146 / 430-440 MHzRX: 118-174 / 230-252.9 / 255.1-261.9 / 266.1-270.9 / 275.1-379.9 / 382.1-411.9 /415.1-550 / 834.1-859.9 / 889.1-914.9 / 960.1-999.99 MHz

Mode:
TX: FM (4k8 bps DV option)RX/TX: AM/FM (4k8 bps DV option)

RF Power output:
Hi: 20 / 20 WMid: 10 / 10 WLo: 2 / 2 W

Sensitivity:
FM: 0.18 uV (12 dB SINAD)DV: 0.35 uV (BER 1%)

Selectivity:
N/A

Image rejection:
60 dB

Voltage:
13.8 VDC +/- 15%

Current drain:
RX: Max ? ATX: Max 7.5 A

Impedance:
50 ohms

Dimensions (W*H*D):
Transceiver: 141*40*185 mmHead: 111*40*38 mm

Weight:
1.2 Kg

Manufactured:
2007-200x

Other:
512 memories. Kenwood's first D-Star rig

Related documents:
-- Best 73 from:regards from:CT4RKCarlos MouratoSines Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente ----------------------------------------------------------- Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o enviode mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; RelatórioA5-0270/2001 do Parlamento Europeu). _______________________________________________ CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from:regards from:CT4RKCarlos MouratoSines Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente -----------------------------------------------------------Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o enviode mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; RelatórioA5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Cadastre-se já!_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster -- Best 73 from:regards from:CT4RKCarlos MouratoSines Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente -----------------------------------------------------------Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o enviode mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; RelatórioA5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from:regards from:CT4RKCarlos MouratoSines Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente -----------------------------------------------------------Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o enviode mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; RelatórioA5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 
_________________________________________________________________
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20071012/f618660c/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER