ARLA/CLUSTER: D-STAR transceiver

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2007 - 00:06:41 WEST

Colega Matias
Concordo consigo e pela minha parte, apesar de estar curioso em relação ao
D-STAR, nunca abandonarei o ferro de Soldar. Fui talvez o ultimo radioamador
portugues  a construir em 2004 um genuino emissor de AM a válvulas, com
modulação de alto nivel em placa, bem à moda antiga, com miliamperimetros
militares em baquelite preta, e que funciona dos 80 aos 10m, com 60 watts e
que "orgulhosamente" ligo para falar com alguns "velhos do Restelo", do AM,
nomeadamente o colega EA8IT que para quem o conhece sabe da sua "craveira
técnica". Isto para não falar nas dezenas de estações dos EUA trabalhadas em
10m, no mais puro AM em 29000KHz aos 29100KHz.
Talvez não seja dificil fazer um emissor para D-STAR assim como não é
dificil de fazer pra DRM com o software hamdream. o DRM saí da carta de som
em fomato de banda base, ( FI de 12 KHz) ja formatadinho , e depois é uma
questão de upconverters e amplificadores perfeitamente lineares. Para
modular com emissores não lineares. como é o caso dos emissores de
broadcasting, do tipo KLAN, a conversa é outra, mas pdemos falar sobre o
assunto, pois isso faz parte da minha profissão. É de notar que o D-STAR
funciona em GSMK e o DRM em OFDM, mas pelo que eu assim de raspão vi, tem
algumas coisas em comum. pena é não haver um "Open source" do software
encoder /decoder do D-STAR, pois certamente que possibilitaria muito mais
aos amadores entendidos nessa coisa de software, (não é o meu caso),
desemvolverem circuitos e sistemas novos, e talvez mais simples
No fundo, isto leva-me a crer que anda muito dinheiro por detrás desta
historia, pois ao que parece andam já varias entidades alheias ao
radioamadorismo a querer este sistema. Vamos ver no que isto vai dar!